11 de junho de 2014
Prêmio de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho aponta caminho para empresas crescerem
Boa parte das vencedoras do prêmio paranaense investe em qualidade e na valorização dos colaboradores e tem em comum a previsão de crescimento acima da média do estagnado mercado gráfico
RT Press
A entrega do 12º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho revelou um caminho a ser seguido por empresas que querem superar a estagnação pelo qual passa o setor em geral. As indústrias que ganharam mais troféus têm em comum preocupação intensa com a qualidade, inovação e, principalmente, com a valorização de seus colaboradores. Essa forma de pensar o negócio contribui para estas gráficas ganharem prêmios, mas também mais clientes. A previsão delas é de crescimento em vendas de até 15% em 2014, enquanto que média do setor no Brasil não deve passar de 2%, segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). O Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho é realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) com auditoria e coordenação da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A solenidade de entrega teve 800 convidados e aconteceu em 6 de junho, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba.
A premiação valoriza os melhores trabalhos dos últimos 12 meses em 55 categorias, como cartões de visitas, revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, sacolas, adesivos, embalagens, photobook, impressão digital em grandes formatos, entre outras. Concorreram 59 empresas - 20% a mais do que no ano passado - sendo que 19 delas levaram pelo menos um troféu para casa. O destaque ficou com a Corgraf, de Colombo, com 13 conquistas. A Midiograf, de Londrina, levou sete e a Posigraf, de Curitiba, cinco. Também foram premiadas a Lisegraff (4), MúltiplaBR (4), Ótima (3), Graciosa (2), Belton (2),Tuicial (2), Magistral (2), DP Studio (2), Editare/Flink Print (2), Oficina do Impresso (1), Grafinorte (1), Parllare (1), Ipê (1), Iguaçu Atualcard (1), Hellograf (1) e Exklusiva (1). Receberam troféus ainda os fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para indústria gráfica. Nesta lista estão Quimagraf (4), Heildelberg (3), Rio Branco (3), Delta E (2), TLT Teletoner (1), Copygraf (1), Colacril (1) e Agfa (1).
Acostumado a comemorar a cada edição do prêmio a conquista da maior quantidade de troféus, o diretor da Corgraf, Vicente Linares, diz que o resultado é consequência da filosofia de trabalho focada na excelência em qualidade e valorização dos colaboradores. "Investimos pesado em equipamentos para oferecer produtos diferenciados em qualidade. Mas as máquinas não são nada se não tivermos funcionários comprometidos com o cliente. Isso faz a diferença", diz Vicente. Segundo ele, a valorização tem a ver com medidas simples e muito respeito aos 120 colaboradores. "Desde oferecer refeitório com alimentação de alta qualidade à campanha de vacinação contra gripe, por exemplo, o que fazemos para eles têm sempre o intuito de dar qualidade de vida e bem-estar. Por isso temos pessoas comprometidas em solucionar os problemas dos clientes por meio dos nossos produtos. Esta postura, com certeza, é um dos motivos para enfrentarmos a crise no mercado e prever crescimento que pode chegar em 15% em 2014.".
Na Midiograf, de Londrina, os sete troféus ganhos no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho são reflexo da proposta da empresa de não se abater com a estagnação do mercado, de acordo com o diretor Edson Benvenho. "São fruto dos nossos investimentos em máquinas, da conquista de novos clientes e da busca pela perfeição nos produtos. E tomamos esta postura porque costumamos dizer que dessa crise a gente não quer participar. Pode ir para outro lado porque não vamos deixar entrar na Midiograf", diz. O tom de brincadeira enaltece uma expectativa de crescimento de 15% que Edson banca também por conta do envolvimento de seu time. "Temos uma equipe altamente envolvida com os propósitos da empresa. São pessoas às quais damos oportunidade de crescimento profissional e que encampam a ideia de que temos força suficiente para vencer os desafios que a economia brasileira nos impõe".
A forma de lidar com os funcionários também é apontada como fator preponderante para a expectativa de incremento nas vendas vendas de 10% este ano na Múltipla BR, ganhadora de quatro troféus no Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho. Desde 2011 a gráfica investe em um psicólogo para avaliar as aptidões e necessidades de cada colaborador. "Depois que começamos com este trabalho, diminuímos a rotatividade e melhoramos a produtividade. Temos pessoas felizes e mais preocupadas em fazer tudo bem feito, o que, claro, é essencial na conquista de novos clientes", conta José Carlos Santos, diretor da Múltipla BR.
Prêmio consolidado
A conquista de troféus no Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho é um parâmetro de qualidade para as empresas. Criada em 2002 para estimular a qualidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das gráficas do Paraná, a premiação é hoje uma das mais importantes do Brasil e está sempre inovando. "Em 2014 incluímos categorias como a de photobook digital, complexidade técnica do processo, impressão digital em grandes formatos e atributos técnicos do processos nas diversas formas de impressão e acabamento para alinhar o prêmio com a dinâmica do mercado. Com isso atraímos mais empresas", diz Jair Leite, presidente da Abigraf-PR. "O prêmio ficou mais encorpado e ainda mais atrativo. Tanto que tivemos cinco gráficas que ganharam pela primeira vez", frisou Abilio de Oliveira Santana, presidente do Sigep, referindo-se à Parlare, Graciosa, Grafinorte, Iguaçu Atual Card e Oficina do Impresso.
A consolidação do prêmio, no entanto, contrasta com um cenário preocupante à maioria das gráficas brasileiras. No ano passado, houve queda na produção de 6%, motivada pela desaceleração da economia, competição com livros importados da China e alta carga tributária. "Este ano, com a Copa do Mundo e as eleições, devemos registar melhora, com expectativa de crescimento de 2%", prevê Julião Flaves Gaúna, presidente do Conselho Diretivo da Abigraf Nacional.
À frente, o diretor da Corgraf, Vicente Linares,
comanda a festa de sua equipe na conquista de 13 troféus
O diretor da Corgraf, Vicente Linares, com o troféu símbolo do
Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho: empresa espera crescer 15% nas vendas em 2014.
Alguns dos produtos concorrentes ao Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho
| Crédito: Amarildo Henning |