04 de outubro de 2016
Presidente do Grupo Abril diz que impresso e digital complementam-se
Walter Longo, presidente do Grupo Abril, enfatiza missão do impresso e do digital no jornalismo e no marketing
Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Em sua palestra, na manhã desta terça-feira (4 de outubro), no 2º Summit de Comunicação, em São Paulo, Walter Longo salientou que as mídias eletrônicas não devem ser vistas como antagonistas, mas sim como adicionais à comunicação impressa. No jornalismo, a informação digital deve primar pelo imediatismo, noticiando o “quê” e o “quando”; a impressa precisa focar o “porquê” e o “como”, desenvolvendo o tema para o aprofundamento do leitor.
O presidente do Grupo Abril lembrou que os blogs e as redes sociais marcaram o advento da “cultura autoral”, transformando jornalistas e não jornalistas em protagonistas da comunicação. Para fazer frente a essa tendência, as revistas e jornais estão investindo no protagonismo de seus jornalistas, enfatizando a autoria de seus textos e editoriais e os colocando nas chamadas de capa de matérias importantes.
Walter Longo também salientou a importância de as empresas criarem seu marketplace digital. Essa ferramenta de e-commerce permite, por exemplo, que os leitores de revistas e jornais comprem produtos que veem nas versões impressas e digitais dos veículos de comunicação. Isso também evidencia como é possível e necessária a integração do digital e do impresso.
Ernesto Bernardes - Diretor de Projetos Especiais do Estadão.
Fabio Mestriner - Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O Summit
Com o tema “A Comunicação impressa é surpreendente desde sempre”, o 2º Summit de Comunicação está reunindo, neste dia 4 de outubro, no Hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo, agências de publicidade, clientes e veículos de mídia para disseminar informações, tendências, cases de criações gráficas inovadoras e vencedoras, mostrando a importância do impresso para o jornalismo, o marketing e a propaganda.
O evento, patrocinado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), com apoio da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF-SP) e ABIGRAF Nacional, foi concebido para as áreas de criação, mídia, produção gráfica de agências de publicidade e profissionais de marketing.