21 de setembro de 2016
Printon Gráfica e Editora adquire precisão e agilidade na tomada de decisões através de sistemas ePlan e PCP, da Ecalc Software
Parla Assessoria em Comunicação & Jornalismo Empresarial
Mais de cinco décadas de crescimento no mercado não são conquistadas à toa. Visão de negócios, investimentos e decisões acertadas são fundamentais para a longevidade e sucesso de qualquer empresa, e foram essas as premissas que a Printon Gráfica e Editora colocou em prática em seus 55 anos no segmento gráfico.
Tendo iniciado suas atividades na produção de fotolitos, Printon expandiu seus negócios e, em 1984, entrou definitivamente no mercado de impressão offset para atender aos ramos promocional e editorial.
“Com o passar do tempo, veio a confirmação do acerto dessa decisão, pois o crescimento da Printon era visto em suas instalações, passando de um prédio de 300 m² para um parque gráfico instalado em mais de 2000 m²”, conta Luiz Fernando Guedes, diretor da gráfica.
Atualmente, a empresa conta não somente com parque gráfico offset,mas também com equipamentos de impressão digital e serigrafia. “Fazemos tudo internamente, o que exige bastante controle”, afirma Luiz Fernando.
E, para otimizar esse processo de controle e gestão, a Printon iniciou a digitalização de seus orçamentos e ordens de serviço, eliminando os procedimentos manuais. Mas ainda havia muito o que ser melhorado. “Precisávamos melhorar o sistema orçamentário e financeiro, pois o processo era muito demorado”, explica Luiz Fernando. “Então, em 2005, instalamos o primeiro sistema Ecalc Software na gráfica, o Easycalc, e, juntamente com ele, o módulo Express, para otimizarmos todo o processo de orçamento e financeiro. A implantação desses módulos trouxe maior segurança e rapidez para a empresa.”
Com o Easycalc, a Printon aumentou suas margens de lucro por meio da eliminação de erros na montagem dos orçamentos e emissão de OS, otimizando, inclusive, o controle de estoque. “O Express agregou dentro de uma única função, o gerenciamento das contas a pagar e toda parte fiscal”, frisou Luiz Fernando.
PCP
Após a experiência com o Easycalc e o Express Financeiro, a Printon partiu para mais um investimento: o sistema ePlan – Planejamento e Controle de Produção. Com ele, o planejamento, controle, e gestão da produção foram automatizados, facilitando não somente o fluxo de trabalho interno da gráfica, como também detectar gargalos e áreas ociosas, guiando assim futuros investimentos.
“Através do ePlan, houve melhorias na produção graças à grande massa de dados levantada que o sistema oferece, tornando mais precisa a análise da produção de forma geral e processo a processo, dando, assim, maior visibilidade dos erros e acertos em cada etapa da produção gráfica”, afirma Luiz Fernando."