Rico conteúdo marca primeira etapa da Trends of Print 2016 :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

18 de agosto de 2016

Rico conteúdo marca primeira etapa da Trends of Print 2016

Press Communications

A cidade de Recife (PE) recebeu na manhã de terça-feira (16) a primeira etapa da Trends of Print 2016, conferência realizada pela Afeigraf. Os principais empresários do segmento na região participaram do evento, adquirindo um conteúdo valioso e inédito sobre tendências tecnológicas e de mercado.

Os profissionais vieram de diversos estados e se reuniram para um debate relevante sobre o panorama atual da impressão; o interesse do público da região comprova a importância de ações que tenham como objetivo promover a educação dentro da indústria brasileira.

Os participantes da etapa Recife consideraram a iniciativa extremamente proveitosa, podendo em uma manhã adquirir muitas informações transmitidas de forma clara e precisa, resultado de uma intensa curadoria de conteúdo por especialistas em suas áreas de atuação. Foi possível ainda compartilhar ideias e conceitos sobre as práticas de cada empresário, um networking fundamental nos tempos atuais.

O evento contou com o diretor da APS Feiras e especialista no segmento de impressão Alexandre Keese destacando as ações da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) dentro da indústria. A entidade atua intensamente na defesa dos interesses do mercado brasileiro de impressão. Alexandre também ressaltou os eventos promovidos pela entidade em parceria com a APS Feiras, como a ExpoPrint Latin America e ExpoPrint Digital.

As patrocinadoras Agfa e Canon estiveram presentes no evento e falaram sobre suas ações e presença, especialmente no território brasileiro. Marcelo Moraes, consultor de negócios da Região Nordeste da Agfa Graphics do Brasil, frisou a forte presença da companhia dentro do mercado brasileiro, a estrutura da Agfa e a atuação para levar as melhores soluções ao profissional gráfico.

O Supervisor de Revendas da Canon, Fabiano Peres, destacou o posicionamento da Canon em relação à indústria gráfica no Brasil e no mundo, abordando a participação e resultados da empresa na drupa, assim como as estratégias que saíram do evento e irão conduzir as ações da companhia, inclusive no Brasil. Também foi abordada a tecnologia de produção laser e as novidades da Canon para o mercado nacional.

Para Fabiano Peres, "o evento foi muito proveitoso. A Canon agradece os profissionais presentes no evento, dispostos a se atualizarem. Percebemos que o público gostou bastante e participou ativamente. Foi passada uma mensagem clara que vem ao encontro com a necessidade dos gráficos brasileiros de inovar sempre e buscar novas receitas, o que também foi um tópico abordado pela Canon na drupa. Creio que as informações passadas abriram a mente dos presentes em relação a novas oportunidades que estão nos clientes finais das gráficas, como as agências de publicidade. Os gráficos foram motivados a buscar e oferecer novas soluções ao mercado, indo além da impressão simples e atuando com dados variáveis, impressões personalizadas, olhar para o mercado de grande formato e agregar no dia a dia estas soluções para aumentar o faturamento das gráficas".

 

Tendências Mercadológicas

A parte de Tendências Mercadológicas ficou a cargo de Alexandre Keese, que apresentou um importante conteúdo para que o profissional de impressão entenda mais o panorama atual do mercado gráfico brasileiro e mundial, e assim possa direcionar melhor suas ações e investimentos, buscando melhoria de produção e rentabilidade.

Alexandre fez um comparativo com base nas pesquisas conduzidas dentro do mercado de impressão brasileiro e também pela drupa através do Drupa Trends Report dos últimos três anos (2014 a 2016). Keese apresentou um quadro do atual cenário gráfico brasileiro, assim como sua separação por regiões e segmentos.

Através dos números colhidos através das importantes pesquisas, diversos pontos relevantes foram constatados. Dentre eles, a confirmação de que a impressão offset está viva e segue desempenhando um papel fundamental dentro da indústria de impressão.

Também foi possível perceber que as empresas buscam agora o aumento da rentabilidade com margens menores, por conta do aumento do número de trabalhos de baixas tiragens, com forte uso das possibilidades dos dados variáveis para uma impressão customizada e mais personalizada. Foi destacado ainda o aumento do uso do web-to-print na impressão, assim como o crescimento do mercado de embalagens, especialmente no Brasil.

O empresário brasileiro está sempre atento às novas tecnologias, buscando a otimização de processos de forma lucrativa e sustentável. É possível perceber, dentro das pesquisas conduzidas, a vontade deste empresário revolucionar seu negócio. E este foi o sentimento constatado nesta primeira etapa do Trends of Print: profissionais interessados em inovadores conceitos, produtos e ideias para ampliar as suas possibilidades, abrindo novos horizontes e entrando em outros mercados.

 

Tendências Tecnológicas

Em seguida, o especialista Ricardo Minoru falou sobre o que há de novo na tecnologia gráfica para os próximos anos, com base no que acompanhou durante a drupa 2016, ocorrida em junho na Alemanha. Minorou começou fazendo uma linha do tempo das últimas drupas no que concerne a motes ou tendências e consolidação de tecnologias.

Dentre os motes ou tendências vistos na drupa 2016, estão a impressão digital com gamut estendido (até 7 tintas); impressoras digitais no formato B1; parcerias entre empresas de soluções "analógicas" e "digitais"; produção de embalagens e impressão funcional. De consolidação de tecnologias, foi possível ver a inkjet industrial, web-to-print e impressos multicanais.

Para Minoru, foi uma drupa empolgante e evolucionária, reforçando o sentimento dos profissionais presentes na feira de uma indústria forte e em transformação, com o fortalecimento de parcerias, investimentos em tecnologia, e produtos gráficos com maior valor agregado: personalizado, integrado com outros canais e enobrecidos no acabamento.

Os presentes na Trends of Print etapa Recife receberam uma grande aula sobre tecnologia na indústria de impressão. Diversos temas mereceram destaque, como o avanço dos toners seco e líquido, a comunicação multicanal, o gamut expandido, o rápido avanço da impressão de embalagens, além das tecnologias de pré-impressão, impressão inkjet de produção industrial, com uma relevante explanação técnica sobre o inkjet, tema de grande relevância visto dentro da drupa 2016.

Minoru finalizou destacando diversos aspectos da nanografia, apresentada por Benny Landa durante a feira e que promete ser um tema de grande atenção nos próximos anos dentro da indústria gráfica.

 

Próxima etapa em Blumenau

A Trends of Print vai agora para Blumenau (SC) em 23 de agosto no Senai Blumenau, na rua São Paulo, 1147, Itoupava Seca. A edição do Rio de Janeiro (RJ) fecha o Trends of Print 2016 no dia 30 de agosto no Novotel Rio de Janeiro Botafogo, na Praia de Botafogo, 330, Centro. Todas as informações e inscrições no site: www.trendsofprint.com.br.