01 de dezembro de 2022
Ricoh Brasil inicia em dezembro projeto-piloto de 4 dias semanais de trabalho para seus colaboradores
Assessoria de Imprensa
A Ricoh Brasil, unidade brasileira da empresa global, com sede no Japão -- líder no fornecimento de serviços digitais e gerenciamento de informações e também em soluções de impressão e projeção de imagens --, inicia em dezembro um projeto-piloto em que seus mais de 400 colaboradores terão uma semana de trabalho com quatro dias úteis. O sistema em teste prevê manter a carga horária diária de trabalho e conservar o mesmo salário. O projeto-piloto, que está sendo implementado, gradativamente, em todas as quatorze unidades da Ricoh na América Latina desde julho, prossegue na Ricoh Brasil durante os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
A fim de manter o alto nível de atendimento às empresas que são clientes Ricoh, o dia de folga será rotacionado por departamento, garantindo uma pessoa substituta, conforme a função: para alguns será sexta-feira e para outros segunda-feira. Após a conclusão do projeto-piloto em toda a América Latina, prevista para março de 2023, a direção da empresa avaliará e medirá indicadores relacionados à produtividade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde, impacto na organização, entre outros, para decidir como continuar com este conceito no futuro.
“Ao testar este conceito, a Ricoh se une a uma série de empresas brasileiras e multinacionais que alcançaram resultados positivos em produtividade, criatividade, inovação e bem-estar. Este compromisso inovador com novos estilos de trabalho se soma aos múltiplos benefícios atualmente disponíveis para os colaboradores da empresa, tais como trabalho híbrido, day off aniversário, programa de bem-estar e qualidade de vida, entre outros. O objetivo é da Ricoh é contribuir para que nossos colaboradores enxerguem seu emprego como complemento de suas vidas e que possam sentir realização por meio do trabalho, com um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, afirma Giancarlo Ghirotti, CEO da Ricoh Brasil.
Recentemente, foi publicado um estudo do governo islandês sobre os testes em larga escala que o país realizou, entre 2015 e 2019, de uma semana de trabalho diminuída para de 35 a 36 horas, sem redução de salário. Este relatório concluiu que, com uma menor carga horária nas empresas, as pessoas são mais felizes, mais saudáveis, mais criativas e mais produtivas.
“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira região do mundo onde a Ricoh tem presença para viabilizar o conceito de 4 Dias de Trabalho, seguindo nossa visão de ‘realização por meio do trabalho’. Esta abordagem centrada nas pessoas está impulsionando a evolução de vários aspectos da empresa: espaços digitais e físicos, processos e cultura. Para conseguir isso, é essencial uma estreita colaboração entre todos os departamentos da empresa", explica Lorna Hernandez, Vice-Presidenta de Recursos Humanos da Ricoh América Latina.
“A transformação dentro das empresas não é mais uma opção para o crescimento sustentável e o desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos. Na Ricoh América Latina estamos comprometidos em acelerar esses processos e possibilitar ações para que as pessoas na empresa tenham as ferramentas para se tornarem verdadeiros agentes de mudança em suas famílias e comunidades", conclui Diego Império, Presidente e CEO da Ricoh América Latina.
Sobre a Ricoh
A Ricoh está potencializando os locais de trabalho digitais utilizando tecnologias e serviços inovadores que permitem aos indivíduos trabalhar de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar. Com conhecimentos e capacidades organizacionais cultivados ao longo de sua história de 85 anos, a Ricoh é líder no fornecimento de serviços digitais e gerenciamento de informações e também em soluções de impressão e imagem projetadas para apoiar a transformação digital e otimizar o desempenho empresarial.
Com sede em Tóquio, o Grupo Ricoh tem operações importantes em todo o mundo e seus produtos e serviços agora chegam a clientes em mais de 200 países, em todas as regiões. No ano financeiro encerrado em março de 2021, o Grupo Ricoh teve vendas mundiais de 1.682 bilhões de ienes (aproximadamente 15,1 bilhões de dólares).
Para mais informações, visite https://www.ricoh-americalatina.com/pt