06 de dezembro de 2016
Rótulo estendido: Novelprint reapresenta soluções para inserir mais informações sobre produtos
Ao ver o aumento da demanda por rótulos com mais espaço para inserir dados, indústria se dedicou a desenvolver soluções: são quatro tipos de rótulos para atender as mais variadas necessidades. Soluções não descaracterizam o design da embalagem e podem ser aplicadas em produtos de diversos tamanhos e formas
Em Pauta Comunicação
O grande desafio de um desenvolvedor de embalagens é conciliar informação, design e espaço no rótulo de um produto. Por um lado, há informações imprescindíveis até mesmo para cumprir exigências legais; por outro, há dados que reforçam o apelo de prateleira, ou seja, ajudam o consumidor a decidir pela compra. Para resolver esta questão, a Novelprint – sempre pioneira no segmento de rotulagem e autoadesivos – desenvolveu uma solução: o rótulo com área de informação estendida.
Este tipo de rótulo pode ser utilizado em produtos de tamanhos variados e não descaracteriza o design da embalagem. São quatro tipos: Booklet, Form-a-label, Bula Adesiva e Two Layer. Elas já vêm sendo utilizadas por importantes indústrias nacionais e multinacionais. Guido Raccah, Diretor Comercial da Novelprint, explica as diferenças e aplicações.
“O Booklet é um rótulo autoadesivo com várias páginas, assemelhando-se a um pequeno livro. É ideal para informações adicionais, atender normas regulamentares, trazer regras de promoções e mostrar os demais produtos do fabricante, entre outras informações”, explica. “A Form-a-Label pode conter até 16 dobras e tem uma versão resselável, ou seja, o consumidor pode abrir e fechar quantas vezes quiser”.
Já a Bula Adesiva, como o próprio nome diz, é multipáginas, ou seja, pode ser acondicionada num plástico e colada à embalagem, eliminando a necessidade de um cartucho para pôr produto e bula.
“A Two Layer triplica a área do rótulo”, apresenta Raccah. “Ela vem com uma aba que facilita a abertura da etiqueta e também desperta a curiosidade do consumidor para ver as informações nela contidas. Traz ainda uma camada de verniz especial que garante a abertura e o fechamento por diversas vezes”.
De acordo com o Diretor, os quatro tipos de rótulos podem ser personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Entre os benefícios, além de atender normas regulamentadoras e trazer mais informações para o cliente concretizar a compra, estão a possibilidade de reduzir o investimento e armazenamento de embalagens e diversos tipos de rótulos (especialmente se a empresa for exportadora e tiver de produzir um rótulo para cada país que exporta em função do idioma); usar o espaço extra como vitrine para os demais produtos da marca; comunicar lançamentos de produtos e promoções; compartilhar receitas e colocar, em letras legíveis, informações de segurança. “O material é fornecido em rolo e pode ser aplicado automaticamente no produto”, finaliza Raccah.
Sobre a Novelprint
A Novelprint é uma empresa familiar, que foi fundada em 1958 e é pioneira na fabricação de rótulos adesivos, com soluções completas e integradas em rotulagem. A empresa conta com uma área construída de 9 mil metros quadrados e oferece soluções personalizadas para os clientes, já que produz toda a matéria-prima usada na fabricação de seus produtos. A companhia é detentora de cerca de 100 patentes, sendo três delas internacionais.
A indústria conta com o que há de mais avançado na tecnologia de rotulagem, proporcionando uma gama de serviços, que vai desde o desenvolvimento e fabricação de equipamentos de rotulagem até a personalização e produção de materiais especiais.