25 de agosto de 2015
Setor de Embalagem registra recuo de 2,59% na produção física no primeiro semestre
Números são do Estudo Macroeconômico da Embalagem “Retrospectiva do Primeiro Semestre e Perspectivas para 2015”, divulgados hoje pela ABRE
DFREIRE Comunicação e Negócios
A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem, anuncia hoje os resultados do Estudo Macroeconômico da Embalagem ABRE/FGV "Retrospectiva do Primeiro Semestre e Perspectivas para o fechamento de 2015". Com volume bruto de produção previsto para o ano na casa de R$ 57,5 bilhões, o setor apresentou recuo de 2,59% na produção física da embalagem no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior, e deve chegar a 3% até o fim do ano, de acordo com os números tradicionalmente apurados pela ABRE há 18 anos, sob a chancela do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).
Na opinião de Salomão Quadros, Economista responsável pelo estudo, os números refletem o que se vê no cotidiano. "A confiança do consumidor vem diminuindo mês a mês. Consequentemente, houve diminuição do consumo rotineiro que impacta diretamente diversos setores da indústria, inclusive o de embalagem. O ambiente internacional ainda está longe da normalidade e uma possível retomada da indústria de Embalagem não deve ganhar força antes de meados de 2016", afirma.
De acordo com Luciana Pellegrino, diretora Executiva da ABRE, o estudo é um balizador para o mercado de embalagem. O valor bruto da produção tem crescido, mas aqui entra a inflação industrial, entre outros custos, e em alguns casos, o maior valor e tecnologia da embalagem produzida. Por isso medimos ao mesmo tempo a variação física da produção, ou seja, o que foi realmente produzido. Nosso objetivo é oferecer ao setor um termômetro do segmento e buscar um norte para ações na Indústria", comenta.
Emprego
Ainda de acordo com os dados, o setor operou com grau médio de utilização da capacidade 80,7%, gerando 226.866 postos de trabalho no primeiro semestre de 2015, ou seja, 1,6% menos que no mesmo período do ano anterior. O segmento de plástico é o que mais empregou no período, com 52,97% do total de empregos gerados. Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2014, a área de Vidros foi a que apresentou o maior crescimento, com aumento de 4,04% no número de postos ofertados no mercado de trabalho.
Outros números
O Estudo aborda também os números de Importações e Exportações, índices de Confiança da Indústria e do Consumidor, além do Consumo das Famílias. Com volume total de US$ 290.712, as exportações tiveram recuo de 7,16%.
As Importações ficaram na casa de US$ 332.665, com recuo de 17,95% com retração em todas as classes de materiais, conforme quadro abaixo:
"Estamos em um momento onde a inovação é mais que necessária, é uma questão de sobrevivência. Precisamos buscar alternativas fora da caixa para superar um momento atípico, mas com situações já esperadas por todo o mercado. Inteligência e estratégia são duas palavras que devem ser incorporadas pelas empresas de todos os segmentos", destaca Gisela Schulzinger, presidente da ABRE.
Sobre a ABRE
A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e tem como principal objetivo fomentar e valorizar a embalagem brasileira de maneira competitiva e sustentável para as empresas associadas e para a sociedade. Os pilares da Associação são a valorização da embalagem, a competitividade do setor e a sustentabilidade e sua atuação abrange a construção de referências, disseminação de conteúdo, articulação com o governo, promoção, networking e orientação consultiva.
A Entidade é representante de todo o setor – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, além de atuar em uma ampla gama de atividades por meio de seus Comitês de Trabalho: Design & Inovação; Meio Ambiente & Sustentabilidade; Alimentos; Higiene Pessoal e Cosméticos e Educação.
Mais informações www.abre.org.br