23 de setembro de 2013
Simpress aposta em iniciativas sustentáveis para melhorar relacionamento com clientes
Por mês são coletados e reciclados uma média de 37 toneladas de materiais tecnológicos, sendo 25 toneladas de máquinas e 12 toneladas de toners e peças
Assessoria de Imprensa
A Simpress, líder em outsourcing de impressão e em gestão de documentos, desenvolve diversas ações voltadas para responsabilidade sócioambiental. O objetivo desses projetos é estimular tanto colaboradores da companhia como clientes a adotar práticas que economizem recursos naturais.
A empresa é um exemplo no segmento da Política Nacional de Resíduos Sólidos ao desenvolver e implantar um programa de gerenciamento que propicia a destinação correta de todos os materiais provenientes do outsourcing de impressão.
Por meio do projeto Reciclasim, desenvolvido para reduzir o impacto ambiental dos suprimentos de TI, são coletados e reciclados por mês 37 toneladas de materiais tecnológicos, sendo 25 toneladas de impressoras/multifuncionais e 12 toneladas de toners e peças.
“É importante ressaltar que assim que o material retorna para a Simpress realizamos uma triagem com o objetivo de identificar o que pode ser reciclado e o que precisaremos destinar por outros meios. Mantendo essa preocupação ambiental adotamos o co-processamento dos materiais para destinação final dos itens não recicláveis. Um bom exemplo é o processo de destinação do pó do toner, que hoje é utilizado na pigmentação de artefatos de borracha e asfalto”, esclarece Carlos Pulici, diretor de TI e Operações da Simpress e responsável pela idealização do projeto.
Desde janeiro de 2012 foram mais de 461 toneladas de resíduos tiveram destinação correta. Os cartuchos e toners vazios não são reaproveitados, sendo enviados envia para uma empresa que faz o trabalho de higienização, trituração e reciclagem do plástico reciclado.
O próximo passo é a descentralização do processo de captação. O objetivo é realizar a reciclagem no estado de origem do material, eliminado o transporte interestadual.
Outra ação feita junto aos clientes é a Impressão Consciente, uma campanha de conscientização que ocorre desde 2011 com bastante sucesso. A atuação visa estimular a importância do uso sustentável dos recursos da área de impressão por meio de iniciativas simples, como a reutilização de papel para rascunho, difusão da impressão frente e verso ou em modo econômico e a liberação da impressão com crachá, entre outros.
Além disso, a Simpress possui diversas ações internas de conscientização dos colaboradores sobre os impactos ambientais. A finalidade é disseminar as melhores práticas quanto à utilização dos recursos naturais, principalmente na redução do consumo de água, energia e especialmente na diminuição do volume de impressão e de utilização de materiais de escritório.
As iniciativas produzidas pelo departamento interno de gestão ambiental, voltadas para ações sustentáveis, já deram frutos. Um deles foi gerado pela campanha de incentivo à utilização racional de água, na qual houve 60% de economia no consumo.
Outro destaque é o programa de coleta seletiva que conta com o apoio de cooperativas para o reaproveitamento de todo resíduo reciclável gerado pela companhia. Além de destinar corretamente esses detritos, também gera indiretamente emprego e renda a muitas famílias.
A companhia já foi certificada várias vezes com a ISO 14001, norma elaborada e publicada pela International Organization for Standardization (ISO) e que especifica os requisitos mais importantes para identificar, controlar e monitorar os aspectos do meio ambiente de uma organização, bem como administrar e melhorar o processo de gestão ambiental.
Pulici também explica que estas iniciativas estão no DNA da companhia, que desde sua fundação busca adotar práticas responsáveis em relação ao meio ambiente. “Sempre visamos a conservação da natureza. É assim que criamos negócios mais sólidos e sustentáveis aos nossos clientes e oportunidades maiores para as gerações futuras. Por isso, acreditamos que nossa certificação ISO 14001 contribua para o reconhecimento destas boas práticas perante o mercado brasileiro”, destaca.
Sobre a Simpress
A Simpress tem em seu DNA a preocupação em oferecer soluções inovadoras e diferenciadas. Eleita por sete anos consecutivos como a maior provedora de outsourcing de impressão do Brasil, a empresa ampliou em 2012 seu posicionamento estratégico, atuando agora como provedora de BPO de documentos.
Para atender clientes em todo o país conta com filiais na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, 140 revendas e mais de mil técnicos especializados. Com mais de dez anos de atuação, sua operação cresceu mais de 11 vezes e hoje conta com cerca de 1,8 mil funcionários. Em 2012, seu faturamento atingiu R$ 431 milhões, sendo 13% maior do que o do ano anterior.
A companhia foi eleita, nos últimos oito anos, a maior provedora de outsourcing de impressão do mercado brasileiro, segundo pesquisa publicada pela Série Estudos Outsourcing. Neste período, também se consolidou como a mais premiada do setor, sendo destaque em rankings de publicações como Valor Econômico, Isto É Dinheiro, Exame, ComputerWorld e INFO Exame, entre outras.