18 de setembro de 2014
Simpress unifica parque de impressão do TJ do Distrito Federal e dos Territórios
TJDFT espera ter uma redução de 20% ao longo de 2014 nos gastos com toners, cartuchos e fotocondutores.
Assessoria de Imprensa
A Simpress venceu a licitação para fornecimento do parque de impressão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O órgão é pioneiro na utilização de outsourcing de impressão no Distrito Federal e a prestação de serviço será realizada pelo período de 60 meses. Com o gerenciamento realizando pela Simpress, o TJDFT espera ter uma redução de 20% ao longo de 2014 no volume de impressões.
O parque administrado pela empresa possui uma grande estrutura heterogênea, está dividido em 31 endereços diferentes de Brasília e conta com a dedicação de uma equipe formada por quatro técnicos volantes e cinco residentes. São mais de quatro milhões de páginas por mês – processos administrativos, despachos, sentenças, acordos e atos processuais efetuados nos processos judiciais – produzidas em cerca de 1,9 mil impressoras das marcas Ricoh e Samsung.
Nesse ambiente de alta complexidade, um dos diferenciais oferecidos pela Simpress na prestação do serviço está a agilidade na reposição de suprimentos. A troca proativa dos toners é motivo de grande satisfação por parte dos usuários, que nunca tinham sido atendidos com tanta rapidez.
“O maior desafio da Simpress foi contemplar a pluralidade dos tipos de impressões corporativas em demanda no Tribunal. Conforme o SLA (Service Level Agreement) estabelecido estamos muitos felizes. Conseguimos gerenciamento total e centralizado do processo de impressão com a racionalização de tempo, recursos e custos. Isso proporcionou qualidade, alto grau de disponibilidade e agregou ainda mais funcionalidades ao serviço de impressão”, explica o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Etapas
Por sua complexidade, o projeto foi elaborado em três fases. A primeira delas, iniciada em dezembro de 2012 e finalizada dentro do prazo em fevereiro de 2013, consistiu na substituição dos mais de 1,2 mil equipamentos da antiga contratada.
Como o escopo do contrato inclui atender às demandas reprimidas, na segunda fase foram instalados equipamentos incluindo a cobertura de Fóruns e Varas inaugurados recentemente. Esse processo é ininterrupto e vai abranger locais onde novas impressoras forem necessárias.
A terceira, também contínua, realiza a mensuração do custo versus benefícios, examinando o local, modelo de impressora e analisando a demanda por impressão e capacidade do equipamento. Isso facilita a escolha da impressora ideal para cada local, evitando desperdícios.