13 de dezembro de 2021
Smurfit Kappa dá dicas sobre o uso de embalagens para empresas impulsionarem as vendas no Natal
Entre outros pontos, a companhia cita personalização e atenção à sustentabilidade como fatores que contribuem para o sucesso nas vendas nessa época do ano
SMARTPR Brazil
Depois de um ano em que o Natal foi comemorado em isolamento, 2021 deve registrar uma integração presencial maior entre as famílias. De acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise, 33% dos brasileiros têm a intenção de investir em presentes de Natal este ano.
“Um aspecto essencial da experiência de compra dos consumidores com empresas de setores variados, principalmente em datas importantes como o Natal, é a forma na qual os produtos são embalados e o unboxing. Desde o tamanho, formato e design das soluções, até a origem da matéria-prima das embalagens, o recomendado é que as companhias invistam nesta etapa da cadeia produtiva e deem a mesma atenção que para outros momentos do ciclo de venda, pois pode fazer toda a diferença na fidelização dos clientes”, afirma o CEO da Smurfit Kappa no Brasil, Manuel Alcalá.
Pensando nisso, a Smurfit Kappa, um dos principais players do setor de embalagens sustentáveis no Brasil, listou seis dicas para empresas atenderem às preferências dos clientes e potencializar as vendas em uma das épocas mais lucrativas do ano - e que podem ser adotadas em diversas outras datas comemorativas:
Priorize matérias-primas sustentáveis
A preferência por embalagens de fontes sustentáveis pelos consumidores tem aumentado significativamente nos últimos anos - principalmente no universo da moda. E isso foi evidenciado pela pesquisa realizada neste ano pela Smurfit Kappa, na qual 65% dos participantes brasileiros afirmaram que o uso de materiais sustentáveis nas embalagens é um fator decisivo nas compras de produtos de moda.
Além disso, as embalagens de presentes para o fim de ano costumam ser descartadas rapidamente, contribuindo para o aumento do volume de resíduos - o que leva as empresas a investir no desenvolvimento de embalagens sustentáveis. Nestes casos, os materiais devem ser recicláveis e/ou biodegradáveis.
Personalize as soluções
Embalagens personalizadas com o espírito natalino contribuem para o sucesso nas vendas nessa época do ano e permitem criar um vínculo com o consumidor. Uma boa embalagem ajuda na memorização do produto, seja com uma cor marcante, um formato diferente dos concorrentes ou na escolha da tipografia. E, se o produto é lembrado, as chances dele ser comprado mais vezes no futuro se tornam maiores.
Nas opções para ecommerce, por exemplo, elas podem ser o primeiro contato do consumidor com determinada marca. Nesses casos, a apresentação é ainda mais importante para fidelizar o cliente. Por isso, é preciso elaborar a experiência do público-alvo de maneira estratégica e integrada. As cores, a sensação tátil da embalagem e o processo de unboxing, que deve ser o mais prazeroso possível para o consumidor, são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de criar ou escolher a embalagem dos produtos.
Desenvolva um design estratégico
O design da embalagem também deve ser um dos pontos principais da estratégia de negócios no Natal. É como ver produtos virem envoltos em várias camadas que parecem triplicar o tamanho e o peso - e, em alguns casos, isso é feito para proteger produtos frágeis. Em outros, é uma tática equivocada de encantar o consumidor, e há maior investimento em mensagens e detalhes.
É possível reduzir a quantidade de peças utilizadas para ambos os propósitos. Nesses momentos, o ideal é optar por embalagens que protejam e agreguem valor ao produto sem precisar de um excesso de materiais. Com apenas o papelão ondulado é possível criar opções de design que protegem e agregam valor ao produto.
Priorize o unboxing interativo
O unboxing é um termo que vem ganhando grande popularidade no universo digital e está relacionado a conteúdos criados por pessoas para mostrar o momento em que abrem pacotes contendo diferentes tipos de produtos. Com o tempo, o ato de abrir a embalagem se tornou uma parte importante da experiência do consumidor, o que pode ser utilizado estrategicamente pelas marcas.
A ideia é que o design da embalagem seja pensado para proporcionar um processo de unboxing interativo e envolvente. Para tal, companhias podem adicionar camadas de papel de embrulho para proteger melhor o produto e alimentar a imaginação do consumidor. Também é uma boa ideia incluir brindes, manuais e cartões de agradecimento para completar a experiência.
É possível, também, unir o ambiente físico ao mundo digital. Para isso, as empresas podem incluir seus perfis de redes sociais em tags e incentivar o cliente a postar uma foto do produto com uma hashtag específica, além de desenvolver QR codes com conteúdos promocionais para estender as experiências de consumo dos clientes.
Atente-se para a segurança dos produtos
A segurança do produto é um fator indispensável no desenvolvimento das embalagens. E essa questão ganhou ainda mais relevância com as mudanças advindas da pandemia de COVID-19. Hoje, os consumidores estão mais exigentes no que diz respeito à higienização dos itens que adquirem.
Por isso, é importante considerar a adição de camadas extras entre a caixa e o produto. O design da embalagem deve permitir a higienização durante o processo de montagem do pedido e garantir que a parte interna não tenha contato com nenhum fator externo. Para tal, é interessante investir em lacres de segurança, especialmente no mercado de alimentos e relacionados.
Atenção ao PDV
Nem apenas de e-commerce vive o Natal. Nessa época do ano, as lojas também costumam ficar lotadas e uma maneira de chamar a atenção do consumidor para o seu produto são as embalagens SRP (Shelf-Ready-Packaging), que auxiliam na organização e venda dos produtos, além de serem mais amigáveis ao consumidor. As soluções são fáceis de usar, abrir, abastecer as prateleiras e descartar.
Sobre a Smurfit Kappa
A Smurfit Kappa, empresa FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens em papel do mundo, com aproximadamente 46 mil funcionários presentes em mais de 350 locais de produção em 36 países e com receita de 8,5 bilhões de euros em 2020. Localizada em 23 países da Europa e em 12 nas Américas, é a única produtora pan-regional de larga escala nas Américas. No Brasil, conta com um quadro colaborativo composto por mais de 2 mil colaboradores e possui quatro fábricas: Pirapetinga e Uberaba (MG); Bento Gonçalves (RS); e Maranguape (CE); além de unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
As fábricas de embalagens da Smurfit Kappa adquirem a maior parte de suas matérias-primas em fábricas de papel próprias e estão prontas para fabricar um portfólio incomparável de soluções para embalagens de papel, 100% renováveis e produzidos de forma sustentável, que melhoram a pegada ambiental da companhia e de seus clientes.
Temos orgulho de apoiar iniciativas sociais, ambientais e comunitárias nos países em que operamos, projetos que nos possibilitam apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando nas áreas em que acreditamos ser possível causar maior impacto.
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