17 de outubro de 2019
Software Prinect Saas, da Heidelberg, aumenta integração e agilidade na Ogra Oficina Gráfica, de São Paulo
ED Dornelles Comunicação
Instalada no bairro da Mooca, em São Paulo, a Ogra Oficina Gráfica existe há 62 anos. Em 2017 a empresa realizou grande investimento em tecnologia e desenvolvimento de pessoal para acompanhar as novas demandas do mercado gráfico e desenvolveu um sistema de compra web to print e uma loja online para atender de forma personalizada o cliente.
Para conseguir um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente, a Ogra escolheu um software do sistema Prinect Production Manager, da Heidelberg. O sistema gerencia toda a produção da Ogra com total transparência. “Muitas empresas na Alemanha já usam esse sistema, que está chegando com bastante sucesso às gráficas brasileiras. E estamos entre elas”, comemora Ana Cristina Suriani, executiva da Ogra.
Ana Cristina Suriani, executiva da Ogra
Um dos pontos fortes dessa ferramenta é que ela automatiza processos de venda via W2P e integra os sistemas de impressão digital; gerencia prova de cores e envia dados CIP4 e controla e auxilia o PCP na programação e controle do fluxo de trabalho da gráfica, permitindo gerenciar todos os trabalhos de impressão de forma centralizada, seja qual for o processo de produção selecionado. Kesler Santos, gerente de produto Prinect & Performance Plus da Heidelberg do Brasil, explica que o sistema Prinect é um software que gerencia, distribui as tarefas e controla a qualidade da produção nos departamentos de pré-impressão e impressão da gráfica. “O sistema é totalmente atualizado com os requisitos da Indústria 4.0. A tecnologia da informação é um diferencial para as gráficas de alta qualidade”. Segundo Kesler, o software apresenta vantagens como fluxo seguro, agilidade na produção, transparência no processo, segurança e provas de cores confiáveis.
Segurança e confiabilidade são os pontos fortes. Criação, controles de pré-impressão, gerenciamento de cores e imposicionamento podem ser salvos como sequências interligadas. Essa segurança na produção estende-se, também, à impressão convencional ou digital com dados personalizados. Ana Cristina Suriani conta que desde a instalação já se notam diferenças com a utilização do Prinect: “ Production Manager maximiza a produção, organiza os trabalhos, identifica e corrige erros em arquivos PDF, faz a automação de processos, cria backup dos trabalhos, integra as áreas produtivas, melhora a qualidade dos sistemas de impressão digital e tem fluxo de trabalho central”.
Para conseguir extrair todos os benefícios trazidos pelo novo software, os operadores da Ogra estão sendo capacitados pelos profissionais da Heidelberg. “Nossa equipe é treinada pelo fabricante e todo o sistema é pensado para evitar erros operacionais e automatizar tarefas, e conta com um poderoso banco de dados que agiliza a troca de informações entre a produção e a administração da produção”, finaliza Kesler Santos.