19 de abril de 2017
Vacon® NXP System Drive, da Danfoss, proporciona economias do projeto à operação
Utilizado para acionar sistemas complexos – dentre eles o controle de uma máquina de papel – o Vacon® NXP System Drive se vale da padronização para simplificar os projetos, além da possibilidade de configuração regenerativa para economizar energia e mitigar distorções harmônicas
Press à Porter
A parada de uma máquina de papel de grande porte é extremamente indesejável na indústria de papel e celulose, pois acarreta custos de perda de produção e a indisponibilidade das máquinas, que normalmente funcionam em três turnos. Portanto, torna-se impossível a recuperação da produção, além de acarretar complexidade de ajuste das máquinas para retomar a produção e a possibilidade de quebra de componentes (telas, por exemplo) em caso de perda de sincronismo entre os drives.
O Vacon® NXP System Drive, da Danfoss, é uma solução de acionamento para sistemas complexos – dentre eles o controle de uma máquina de papel – e se vale da padronização de seus projetos para buscar a simplificação, economizando tempo, mitigando a possibilidade de erros e possibilitando flexibilidade para atender às particularidades de cada situação.
José Garbin, engenheiro de vendas da Danfoss, explica que a economia na fase de projeto acontece por meio da utilização de softwares de aplicação da Danfoss, que possibilita grande redução no tempo de selecionamento dos conversores - garantindo a disponibilidade de torque em toda a faixa de velocidade de operação dos motores - e no projeto completo dos painéis (layout, listas de componentes, seccionamento para transporte etc.).
“Estima-se que esta economia seja de 95%, ou seja, um projeto executado de forma convencional em 200 horas pode ser feito em apenas 10 horas. Ao automatizar o projeto, a possibilidade de erros é mitigada e a solução é compactada devido aos painéis menores”, acrescenta. Como benefício adicional, também é possível fazer a validação dos motores especificados pelo fabricante, conferindo se há a capacidade ou não de atender aos requisitos de torque e velocidade das cargas.
Garbin destaca ainda que quanto maior a máquina, maiores são as potências envolvidas e assim maiores são as correntes harmônicas provenientes dos conversores de frequência. “Em grandes sistemas poluiremos menos a rede do usuário, utilizando nossa versão regenerativa (AFE - Active Front End). Nas grandes máquinas com potência instalada de até 4 MW em seus acionamentos principais (até 8 MW considerando os acionamentos periféricos), a solução AFE proporciona também um nível de distorção harmônica de tensão inferior a 5%, o que atende as recomendações de emissão máxima de harmônicas no ponto comum de acoplamento de uma instalação”, ressalta o engenheiro da Danfoss.
Com relação aos custos operacionais, é preciso ter em mente que uma das principais características das máquinas de papel é a regeneração de energia, seja para manter a tensão do papel constante na máquina (evitando que o papel fique frouxo ou se rompa), seja no caso de paradas completas da máquina (por distintos motivos, como emergência, por exemplo).
Tradicionalmente em configurações mais econômicas, a energia regenerada proveniente das frenagens parciais ou totais é dissipada em bancos de resistores. É possível, contudo, reutilizar esta energia mediante a configuração regenerativa do Vacon® NXP System Drive, o que é muito significativo, pois pode alcançar até 30% de regeneração em 1 MW (característica frequente em máquinas de grande porte). “Quando for necessário parar uma carga com grande inércia, deve-se aguardar um tempo excessivo até a parada ou então dissipar a energia em um resistor, o que significa praticamente ‘queimar dinheiro no ar’”, finaliza Garbin.
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.