23 de junho de 2015
Varejo de papelarias espera recuperação no segundo semestre
Para o SIMPA, retomada dos negócios depende da capacidade de fabricantes e lojistas oferecerem preços mais baixos para o consumidor final.
Primeira Página Assessoria de Comunicação e Eventos
Não adianta esperar por soluções mirabolantes nem pela boa vontade do governo. Na opinião de Antonio Nogueira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região, fabricantes e lojistas precisam buscar um entendimento para reverter a queda de 9,8% que o varejo de papelarias registrou no primeiro semestre deste ano.
Para o dirigente, o motivo da queda foi um só: a retração no consumo. “Mesmo no volta às aulas, os pais compraram o estritamente necessário, e buscaram itens mais baratos. Pequenos escritórios que se abastecem nas papelarias diminuíram a quantidade e frequência dos pedidos”, lembra Nogueira.
A solução, segundo ele, é oferecer aos consumidores produtos com a mesma qualidade, mas com preço menor para caber no orçamento. “Uma forma disso acontecer é a reduzir ainda mais as margens de lucro, tanto na indústria quanto no varejo. A outra é a flexibilizar a negociação, com pedidos menores e mais adequados à atual demanda”, defende.
Retomada
Pelos cálculos do SIMPA, ainda que o segundo semestre não supere o volume de vendas do mesmo período de 2014, deve ficar acima do primeiro, o que será um primeiro passo para devolver a motivação ao setor. Nogueira acredita que a retomada tenha início na Escolar Office Brasil – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas (19 a 22 de julho, em São Paulo), considerado o principal encontro anual e evento de negócios da cadeia produtiva do setor. Para ele, a feira, mais do que nunca, é uma vitrine necessária neste momento de turbulência.
“A antecipação da data é muito bem-vinda. Além de apresentar os produtos com que vamos trabalhar nos próximos meses, vai proporcionar o debate que fabricantes, representantes comerciais, atacadistas e varejistas precisam fazer em busca de soluções criativas para superar o atual período de dificuldades”.
O presidente do SIMPA vem participando de encontros do comércio varejista de papelarias em todo o Estado para incentivar os lojistas a visitarem a feira, seja por conta própria seja por meio de caravanas organizadas pela Francal Feiras – promotora da Escolar Office Brasil – em parceria com entidades do varejo, como sindicatos, câmaras de dirigentes lojistas e Sebrae.
Sobre a Escolar Office Brasil
Há quase três décadas, a Escolar Office Brasil fomenta os negócios do setor de papelarias ao reunir fornecedores e compradores, e apresentar em primeira mão as novidades e tendências da temporada. Em 2015, a feira reúne 120 expositores e espera receber 20 mil visitantes altamente qualificados, sendo 70% de compradores com decisão de compra. A Escolar Office Brasil é representativa também por abrir novos mercados no exterior, sobretudo com empresários da América Latina, que vêm ao Brasil em busca de parcerias com expositores nacionais.
SERVIÇO:
ESCOLAR OFFICE BRASIL 2015 – 29ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas
Data: 19 a 22 de julho
Horário: das 13h às 21h (dia 22, das 13h às 19h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Promoção e organização: Francal Feiras
Patrocínio: ABIGRAF São Paulo – Associação Brasileira da Indústria Gráfica
Apoio: ABFIAE – Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório; ADISPA – Associação dos Distribuidores de Papelaria; Brasil Escolar – Rede Nacional de Papelarias; e SIMPA – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região.
I nformações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.escolarofficebrasil.com.br
Twitter: @OfficeEscolar
Facebook: officepaperbrasil
Google+: Office Brasil EscolarENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR