17 de outubro de 2018
Workshop discute produtividade e lucratividade na indústria gráfica
www.fieb.org.br
Empresários e representantes da indústria gráfica foram orientados sobre a importância de se mensurar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos no Workshop Produtividade e Lucratividade por Colaborador, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado da Bahia (Sigeb).
Com experiência de mais de 25 anos na indústria gráfica, o consultor Sérgio Ollandezos ressaltou que os empresários do setor precisam estar atentos para a importância de se adotar indicadores para monitorar e avaliar processos. “Os indicadores são importantes para a gestão, para tomada de decisão. Com o acompanhamento dos indicadores é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados e traçar uma estratégia”, destaca.
No encontro, ele enumerou alguns indicadores que podem ser adotados nas indústrias gráficas, como o custo total mensal e a meta de venda, na área financeira; acompanhamento de inadimplência e número de empresas visitadas, na área comercial. Já na área produtiva, um indicador apontado por Ollandezos é o tempo de setup (configuração) das máquinas. “O tempo de setup impacta na produtividade. Se esse indicador for acompanhado de perto, é possível avaliar se este intervalo está rápido ou demorado e estabelecer uma estratégia”, defende.
O Workshop Produtividade e Lucratividade por Colaborador integra as ações do programa Sebrae Conecta e também foi realizado nos municípios de Irecê e Seabra.