25 de agosto de 2016
Zanatto realiza reunião de vendas em São Paulo e alinha novas estratégias comerciais
Parla Assessoria em Comunicação & Jornalismo Empresarial
A Zanatto Soluções Gráficas realizou nos últimos dias 16, 17 e 18, mais uma edição de sua reunião trimestral de vendas, que aconteceu no Hotel Blue Tree Anália Franco, em São Paulo.
Entre os principais tópicos tratados estiveram os desafios comerciais enfrentados no atual contexto do mercado gráfico brasileiro para cada linha de produtos representada pela empresa, estratégias de vendas, mudanças no perfil dos clientes e ações para ir ao encontro dessas novas demandas tecnológicas e de atendimento – de vendas e pós-vendas.
No dia 18, quinta-feira, também foi aberto espaço para palestras de profissionais do setor gráfico. Sérgio Carvalho, editor da Conhecimento Editorial de Limeira (SP), falou sobre sua experiência com a impressão digital, e os desafios enfrentados para se mudar o paradigma da produção convencional em offset e se optar pelo digital, abraçando assim um novo modelo de negócio.
“Sempre trabalhei com gráfica, mas nunca havia participado de uma reunião interna de vendas de um fornecedor, e gostei bastante da iniciativa”, disse Sérgio. “É uma ação muito importante, que permite a troca de informações e experiências de profissionais da área de vendas que atuam em diferentes regiões e mercados, e possibilita que se compreendam melhor as necessidades dos clientes.”
Outra palestra foi ministrada pelo especialista em acabamento gráfico e consultor Américo Lunardelli, que passou sua visão e compartilhou sua experiência sobre desafios e oportunidades do segmento gráfico. Segundo ele, é primordial ao gráfico conhecer processos e custos para realizar investimentos assertivos. E, nesse quesito, os fornecedores têm papel fundamental, auxiliando os clientes a extrair o melhor de seus negócios por meio de vendas consultivas.
Ao final, os participantes da equipe da Zanatto opinaram sobre a experiência de se compartilhar informações ao longo de três dias:
"Este evento é sempre muito bom. As apresentações que ouvimos nos dão novas perspectivas. Estamos sempre tentando sair do óbvio na Zanatto e inovar nossa participação além do mercado de offset, expandindo para a impressão digital e flexografia. Acredito que este encontro tem o caráter de renovação, por isso, foi muito produtivo”, disse Edison José Gonçalves, diretor geral da Zanatto Soluções Gráficas.
"A experiência que vendedor traz é bastante importante para a função que exerço, para que eu possa aprimorar meu trabalho. Todas as informações que os vendedores passam para os clientes são bastante úteis para mim porque eu preciso programar estoques e ter os produtos exigidos por cada um sempre em mãos. Por isso, para mim estas reuniões são essenciais para ouvir aquilo que cliente da Zanatto deseja. Já de minha parte, posso compartilhar com os vendedores tudo o que acontece nos bastidores. É importante que eu conheça o trabalho deles e eles conheçam o meu”, salientou Danieli Ferri, responsável planejamento de materiais da Zanatto.
"As reuniões trimestrais de vendas são realizadas periodicamente e sempre procuramos trazer uma agenda diferente para os participantes. Na programação, incluímos apresentações individuais e dinâmicas em grupo. A intenção não é apenas observar resultados, mas também de treinamento e apresentação de novidades”, pontuou Daniel Eraldo, diretor de marketing e vendas da Zanatto Soluções Gráficas. “Nesse momento de crise no país, precisamos criar alternativas para driblarmos este contexto e melhorar as nossas vendas. Os resultados são bons, mas poderiam ser melhores. Este problema de demanda no mercado atrapalha um pouco os nossos resultados. A vinda de outros equipamentos e a entrada de novas soluções são opções para potencializarmos as vendas. Por exemplo, a imersão no mundo da impressão digital, com o qual a Zanatto começa a trabalhar, tende a ser convertida na captação de novos negócios no ambiente digital das gráficas”, acrescenta.
Sobre a Zanatto Soluções Gráficas
Revendedora de soluções Kodak para todas as aplicações gráficas, a Zanatto prima, desde 1978, por qualidade e suporte total a seus clientes.
Possui matriz em Curitiba (PR) e escritórios em São Paulo e Porto Alegre (RS).
Mais informações, visite o site http://www.zanatto.com.br