13 de novembro de 2012
A terceira edição do evento 'Ideia Papirus', apresentou conceitos e desafios da cadeia de valor no mercado de embalagens
A anfitriã Papirus, afirma que dará continuidade ao projeto no próximo ano
A Papirus, fabricante de papelcartão, promoveu recentemente a terceira edição do evento "Ideia Papirus". Com o apoio do IED-Istituto Europeo di Design, o encontro aconteceu no último dia 07, na Oca Tupiniquim, que fica na Vila Madalena em São Paulo. Essa edição contou com a participação de mais de 40 profissionais, em sua maioria representantes de empresas usuárias de embalagens, que puderam assistir palestras focadas em multiplicar conhecimento sobre a cadeia de valor no mercado de embalagens e também pontos importantes da rastreabilidade.
Os profissionais convidados para palestrar, na ocasião intitulados "multiplicadores" de conhecimento, fazem parte da renovação do mercado de embalagens e compartilharam suas experiências e percepções do cenário atual.
A abertura foi realizada por Antonio Claudio Salce, CEO da Papirus, que explicou seu contentamento com o evento. "A Papirus é mera anfitriã nessa iniciativa que visa compartilhar informações no intuito de que cada vez mais o mercado de embalagens se transforme para melhor" disse Salce.
Logo após, iniciou-se a palestra de Ágata Britto - professora e coordenadora do curso de gastronomia da Unisinos que explicou como é necessário fazer uma profunda e minuciosa pesquisa da cadeia de valor ao se desenvolver um produto. "O grande desafio está em criar produtos que se aproximam do consumidor. Essa relação produtoXpessoas, deve ser considerada como fundamental no desenvolvimento" explicou Ágatta Britto.
Em seguida, Tânia Savaget – diretora de estratégia e branding da Tátil Design, falou sobre o desafio das embalagens na atualidade. "A embalagem em sua origem foi criada apenas para acondicionar os produtos. Entretanto, esse papel foi se alterando, a ponto de hoje ela ser protagonista, com múltiplos atributos e funções" disse Tânia.
Logo após, Christian Ulmann – designer, consultor e professor do IED, apresentou conceitos de design possíveis para embalagens. "Nossas necessidades estão cada vez mais complexas, e por isso o profissional de design precisa saber cada vez mais sobre assuntos diversos, como por exemplo entender sobre a matéria-prima, público-alvo, culturas, processos, departamentos, hábitos, referências históricas, tecnologias, enfim. Só assim serão criados produtos inovadores e valorizados" resumiu Ulmann.
E por fim, Fábio Souza – designer, consultor, educador, pesquisador que atua na ONG Senhor Sustentável, considerou as possibilidades de desenvolver produtos a partir de uma perspectiva sustentável. "Nesse atual cenário ambiental, repaginar é necessário, ressignificar é interessante. Cada vez mais a embalagem precisa agregar em seu desenvolvimento, não somente a função de acondicionar" disse Fábio.
As palestras foram finalizadas por Eduardo Gianini, gerente de marketing da Papirus, que deu início ao coquetel de encerramento no local.
Essa foi uma continuidade do projeto Ideia. A edição anterior apresentou palestras com foco desde a fabricação até o consumidor, o varejo. Hoje, o conteúdo também nos agradou muito, de muita qualidade e amplamente informativos, os palestrantes falaram bastante sobre a cadeia de valor e rastreabilidade. Nossa intenção é compartilhar para transformar, e como tem sido sempre um sucesso, queremos dar continuidade nesse projeto em 2013" afirmou o gerente.
Eduardo Gianini, Christian Ulmann, Tânia Savaget, Ágata Britto e Fábio Souza.
Assessoria
www.wix.com/frissonassessoria/frisson
11 98552-4490 Tim
11 99172-9893 Claro
11 2628-8786 Escritório