10 regras para uma cotação eficiente
Jean Oliveira
Recentemente precisei de cotação para serviços gráficos, e passei por uma experiência interessante e infelizmente muito comum, da qual podemos tirar lições de ouro para agir certo. Segue uma convenção nos negócios que devemos ter no mínimo três orçamentos, assim fiz e eis os resultados.
Na primeira delas, antes que eu terminasse de explicar exatamente o que eu desejava, o atendente já me de passou de imediato o valor mais barato, na segunda empresa, ao contrário da anterior, me pediram meu nome e telefone, pois me ligariam com o valor em breve, a última gráfica só aceitaria a minha solicitação pelo site, em seguida eles me responderiam por e-mail.
A primeira gráfica falhou em não me perguntar nome, telefone, e-mail, não perguntou qual minha empresa ou nenhum outro dado, falha muito grave, pois hoje em dia, informação é capital para gerenciamento e um banco de dados bem estruturado tem o poder transformar alguma futura época de tempestade em uma marolinha. O atendente também não escutou toda a minha solicitação, se fizesse teria notado que poderia ter agregado mais itens à venda e conseguido um faturamento maior, além do que eu não estava procurando o item mais barato e sim o melhor que eles teriam pra oferecer. Um outro detalhe que alguns vendedores insistem em não acreditar, é que o cliente do outro lado do telefone sente quando há má-vontade ou cara feia.
Do segundo orçamento não tenho muito que comentar, pois espero seu retorno com o valor até hoje! Perdeu em credibilidade e neste caso, cabe a regra de que um cliente insatisfeito transmite sua má experiência a cinco vezes mais pessoas do que se tivesse seu problema resolvido.
O último utilizou os recursos mais eficientes que conheço para perder clientes, colocou dificuldade só aceitando cotações via Internet e evitaram o contato direto com o cliente, parabéns!
Apesar de me “atender”, a primeira foi a que mais errou, pois teve o contato com o cliente e desperdiçou as chances de fechar negócio, das outras não preciso falar mais...fechei o negócio com uma quarta empresa, que não pecou em atendimento e me documentou sua proposta...
Segue abaixo dez regras de ouro para seguir em cotações:
1 - Identifique sua empresa no cabeçalho da cotação com seu slogan, se tiver;
2 - Coloque um número na cotação, afinal é um documento;
3 - Enderece à empresa solicitante, ao setor responsável e principalmente a pessoa que resolve;
4 - Adicione um breve texto antes da descrição dos itens, como: “Nós da Qualidade de Venda, nos honramos em fazer parte das empresas de vossa confiança, para tanto...”
5 - Detalhe ao máximo o produto ou serviço cotado, apresentando todas suas características;
6 - Não dê seu melhor preço de imediato, estimule o interesse do cliente informando em outra linha, em destaque, os benefícios que seu produto trará ao cliente potencial. Se depois for preciso você ainda terá gordura pra queimar.
7 - Informe todas as condições comerciais, como local e data do faturamento, impostos, tipo de frete, forma (boleto, cheque ou depósito) e prazo de pagamento, valor mínimo do pedido bem como validade da proposta – este item já salvou muita gente.
8 - Coloque TODOS seus contatos, E-mail, celular, nº fixo, não corra o risco de não ser encontrado;
9 - Datar e assinar a cotação;
10 - Seja rápido a responder a cotação, se o seu concorrente for esperto ele não perderá tempo.
Para refletir:
Pelas falhas dos outros, o homem sensato corrige as suas.
(Autor desconhecido)
Paz e Sucesso a todos nós.
* Jean Oliveira: Vendedor, Palestrante de Vendas especializado em Atendimento a Clientes, editor do www.qualidadedevenda.com.br , graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, atua ha 15 anos no segmento comercial, diretor da Oliver Equipamentos Ltda e da Qualidade de Venda Desenvolvimento Humano e Profissional.