Aplicativos e Projetos :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Aplicativos e Projetos

Ciro Roberto de Matos

Um arquivo seja ele qual for, antes de ser submetido à impressão deve ser construído de forma cuidadosa, respeitando as características de cada software. Na construção de um projeto, para cada tipo de tarefa é recomendável que sejam utilizados programas compatíveis com aquilo que se espera produzir.

Não é raro nos depararmos com projetos criados a partir de ferramentas que não são exatamente voltadas para aquele fim, mas que muitos profissionais insistentemente as utilizam justificando que não enfrentam problemas e que seus arquivos são impressos da forma como eles esperam.

Seja como for, o que se deseja abordar aqui é que os aplicativos voltados para a criação de arquivos digitais podem ser divididos em três grupos distintos, cada um com funções bem delineadas: há os tratadores de imagem (tendo como representantes o Adobe Photoshop e o Corel Photo Paint); os softwares para ilustração (como, por exemplo, o Corel Draw, o Adobe Illustrator) e os desktop publishers (Adobe InDesign e QuarkXpress). Compreender os usos de cada um desses programas e respeitar a natureza daquilo que é produzido por eles pode poupar um bocado de tempo (problemas e retrabalho) na confecção de seu projeto.

• Os tratadores de imagem trabalham com imagens bitmap e são capazes de produzir, editar, retocar e fundir imagens.

• Os softwares de ilustração trabalham com vetores para produzir ilustrações, desenhos e logotipos. São imagens baseadas em cálculos matemáticos.

• Os desktop publishers (ou paginadores) são responsáveis pela diagramação de textos com as imagens provenientes dos softwares de retoque e ilustração. São voltados para a confecção de livros, jornais, revistas e demais publicações do gênero. Embora os softwares ampliem a sua atuação a cada versão lançada, a centralização de todas as atividades num único aplicativo talvez não seja a solução mais adequada, por mais tentador que isso possa parecer. Não se pode afirmar que um único software centralize todas as tarefas de produção e as realize com um padrão de qualidade satisfatório.

Vejo que alguns profissionais fazem ajustes em imagens (bitmaps) em aplicativos de ilustração vetorial, mesmo que esses aplicativos não forneçam subsídios operacionais adequados para tal tarefa. Outros ainda fazem a diagramação de loooongas publicações em softwares de ilustração vetorial (o que pode se tornar uma tarefa exaustiva pelos parcos recursos disponíveis para esse fim nesses softwares). Apesar disso ser possível, creio na velha (e sábia fala) de “cada macaco no seu galho”. Ferramentas específicas para tarefas específicas.

Talvez o caso mais peculiar que eu tenha presenciado foi a criação de arquivos em aplicativos mais comuns (como os do pacote Office) para na produção de um projeto. Numa oportunidade, o cliente ao telefone mencionava que já tinha providenciado a diagramação de todo o material e que já estava disponível em arquivo eletrônico, pronto para ser impresso. Só não mencionou um pequeno detalhe: havia sido gerado em PowerPoint!

Como sabemos, esses aplicativos atendem perfeitamente a edição de textos, a redação de um contrato, a elaboração de uma apresentação, porém, eles não atendem às exigências de uma saída profissional de alta resolução para a confecção de uma revista, um jornal, um catálogo. Muitos deles trabalham somente em modo RGB e e geram PS’s com códigos não adequados para a geração eficiente de matrizes. Nesses casos, a recomendação do uso desses aplicativos pode ser feita para a digitação e correção de textos que, por sua vez, serão posteriormente importados e utilizados por ferramentas específicas.

Fonte: processosgraficos.blogspot.com.br - Acesso em 1 de dezembro de 2012.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO