Empresário também precisa de qualificação - Pesquisa aponta que falta qualificação entre empreendedores brasileiros; mineiros já mudam esse cenário :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Empresário também precisa de qualificação

Pesquisa aponta que falta qualificação entre empreendedores brasileiros; mineiros já mudam esse cenário

Zoom Comunicação Empresarial

O crescimento do empreendedorismo no Brasil se fortaleceu nos últimos anos e acabou expondo alguns problemas para um pleno desenvolvimento empresarial. Conforme pesquisa da Endeavor Brasil com o apoio da Ibope Inteligência, independentemente do perfil DO empreendedor, existe um grande déficit educacional a suprir. Os maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros estão ligados à falta de conhecimento, principalmente, em gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração de negócio. Para complicar a situação, muitos acreditam que o empreendedorismo é algo intrínseco às pessoas e, portanto, colocam o preparo em segundo plano.

O diretor do Instituto Você Mário Quirino afirma que a constante qualificação é essencial para o crescimento e o desenvolvimento profissional. “O mercado de trabalho está sempre mudando e inovando. É fundamental que os empresários procurem formas para impulsionarem o rendimento profissional. Existem diversas técnicas e treinamentos para desenvolverem certas características que estimulam a liderança. A Programação Neurolinguística (PNL), por exemplo, ajuda a trabalhar as habilidades e a acentuar as principais qualidades, tanto profissionais, quanto pessoais. Aprimorar o poder de liderança sempre será um grande investimento para a atuação nos negócios”, ressalta o especialista do instituto, especializado em treinamentos em desenvolvimento humano.

O investimento em capacitação, cursos e treinamentos para gestão, negócios e recursos humanos tem sido uma iniciativa de executivos que desejam cada vez mais se profissionalizarem. O diretor da Pampulha Editora Gráfica Jairo Alves Lopes Junior percebeu que, mesmo o mercado gráfico sendo mais tradicional, conservador e com demandas específicas e sólidas, a preparação para incrementar o negócio era fundamental. “Desde o início de minha gestão, senti a necessidade de conhecer melhor, não somente como o meu negócio funcionava, mas também os colaboradores. Sempre busquei cursos que me permitissem conhecer melhor as pessoas, como se relacionam e como é possível estimular o melhor deles”, destaca o empresário que comanda uma equipe com quase 60 funcionários.

Izabel Souki, diretora do escritório de Engenharia e Projetos que leva o seu nome, já percebeu que sua cobrança como empresária seria mais no intuito de conhecer novidades, tendências e lançamentos do mercado. “Meu público é profundo conhecedor de novidades em construção e acabamentos, por isso, preciso estar sempre inovando, participando de eventos, feiras e congressos internacionais para conhecer mudanças, lançamentos e avaliar a qualidade de tudo, antes mesmo de chegarem ao mercado brasileiro. É uma forma de me especializar e agregar valor ao meu serviço”, destaca Izabel.

O diretor comercial do Grupo PAD Felipe Davis, referência no segmento de comunicação visual e de mídia exterior no país, avalia que a tradição da empresa está respaldada na busca permanente pela excelência em atendimento e serviços prestados. Ele identificou que era necessário investir na qualificação, não somente da diretoria, mas de todos os setores. “Há mais de dois anos, a empresa conta com uma consultoria da Fundação Dom Cabral para desenvolver o curso PAEX (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes).

O investimento já gerou grandes resultados, como a profissionalização empresarial, aprimoramento da gestão, crescimento profissional dos gestores, organização da corporação e implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas eficientes. A manutenção desse padrão de qualidade estimulou uma parceria com a Consultoria em Finanças – Investor para auxiliar na estruturação e organização da área financeira da empresa. Também estudamos outras consultorias para atenderem setores diversos ainda neste ano”, revela o diretor comercial.

Sócia e diretora pedagógica do Colégio ICJ, Christina Fabel, faz parte da segunda geração dessa empresa familiar. Mesmo herdando o negócio, ela buscou qualificação formal e experiência em diversos cargos na escola antes de assumir a diretoria pedagógica na Década de 90. “A gestão da minha mãe tinha uma marca muito forte. Busquei uma graduação em Pedagogia e pós em Novas Metodologias de Ensino para poder substituí-la à altura. Priorizei a participação de diversos cursos de atualização pedagógica. Só no primeiro semestre deste ano, participei de três grandes eventos nacionais e regionais sobre Educação para acompanhar as novidades. Também participo de outros eventos e entidades do setor como o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) e a Câmara da Educação Infantil. Atualizar-se nunca é demais para um empreendedor. Temos de buscar diversas formas para detectarmos novas oportunidades”, revela.




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO