O diferencial do acabamento
O acabamento se torna diferencial cada vez mais significativo na prospecção e conquista de mercados no setor gráfico
Arno Buss
O diferencial do acabamento
O acabamento ganha crescente importância no setor gráfico, pois se torna diferencial cada vez mais significativo na prospecção e conquista de mercados. Além disso, a excelência nesse item também contribui para o cumprimento dos prazos de entrega, outro quesito essencial para encantar os clientes. Explica-se: é no acabamento que a gráfica mais tem espaço para reduzir o tempo de produção. Não há muito problema em conseguir imprimir em uma ou duas horas, mas muitos ainda demoram mais de uma semana para acabar o produto. O atraso, além de desagradar quem compra o serviço, também pode causar prejuízos caso algo saia errado, pois nessa fase o gráfico já investiu em papel, tinta, tempo e mão-de-obra.Consideradas todas essas premissas, é muito importante que o acabamento, visando ao ganho de eficiência e produtividade, seja cada vez mais integrado ao fluxo de trabalho.
Para ser produtiva, a gráfica tem de possuir um fluxo de trabalho completo. Há forte tendência no sentido desse avanço, com visíveis reflexos na competitividade. Em recente tech tour da Heidelberg na Alemanha, um cliente da empresa fez interessante analogia: comparou o acabamento à apresentação de um prato no jantar. Em ambos os casos, de nada adianta utilizar os melhores insumos/ingredientes e equipamentos de preparação, se a forma final não for convincente e atrativa. Encantar o cliente, com custos mais baixos, é a equação que todos buscam no mercado atual. Pois bem: o acabamento ainda é um item no qual os custos podem ser reduzidos, pois há possibilidade de se efetuarem várias produções em linha. O que é feito manualmente pode ser realizado em uma única passada na dobradeira, por exemplo, com serrilha intermitente para destacar uma folha. É possível, também, inserir um cartão plástico, amostra ou pôster no trabalho de uma revista ou em um caderno, aplicar fita dupla-face para fixar na parede ou, ainda, personalizar o impresso. Enfim, há uma série de possibilidades de diferenciação.
Tudo isso agrega valores ao produto, estabelecendo grande diferencial. No Brasil, há imenso campo para desenvolver o acabamento, que é extremamente valorizado pelas gráficas do Exterior. Já se nota o avanço de postura semelhante em nosso país na área de mailing. Neste aspecto, vale uma comparação. Nas gráficas que visitamos no tech tour à Alemanha, seus executivos explicaram que, há dez anos, suas empresas começaram a perceber a possibilidade de fazer trabalhos diferentes. A partir daí, especializaram-se e ganharam mais mercado. Claro que este avanço depende de máquinas eficientes e adequadas e do trabalho profissional do gráfico. A boa notícia é que temos todo esses requisitos disponíveis para seguir neste caminho no Brasil. O mercado nacional já está bastante aberto à oferta de trabalhos com diferenciais no acabamento. Assim, apesar do ceticismo com que alguns ainda analisam a questão, é importante que as gráficas estejam preparadas para o desenvolvimento e consolidação dessa tendência. Assim, é preciso contar com máquina bem configurada e adequada às necessidades de cada gráfica. Felizmente, os equipamentos disponíveis permitem essa adequação. A alceadeira-grampeadeira ST 400, por exemplo, é muito flexível e versátil, os alimentadores são móveis e pode ser configurada para suprir as diferenciadas necessidades das gráficas.
É ideal para pequenas e médias tiragens, pois o tempo de acerto é rápido e totalmente automatizado. Entretanto, também apresenta alta produtividade (14 mil revistas/hora) em grandes tiragens. É possível que, cada vez mais, conforme temos observado no Brasil, as gráficas percam trabalhos pela falta de equipamentos de acabamento, como a dobradeira, por exemplo. Incorporando-os, a demanda crescerá. A tendência é que as gráficas realmente invistam em acabamento, devido à competitividade do mercado e à necessidade de ter um fluxo completo de trabalho. Quanto mais integrado for o acabamento, reduz-se a mão-de-obra adicional e se aumenta a qualidade. O cliente percebe este avanço, fator fundamental ao sucesso crescente dos negócios.
Fonte: portaldacomunicacao.uol.com.br - Acesso em 2 de dezembro 2012.
* Arno Buss é gerente de produto e soluções de acabamento da Heidelberg do Brasil.