O papel das gráficas na era digital
Simone Escudêro
Nos últimos anos muitas transformações envolvendo recursos tecnológicos e sustentabilidade ocorreram no mercado de uma maneira geral:
- Disseminação do uso da Internet e aumento expressivo da movimentação do comércio eletrônico;
- Digitalização de arquivos;
- Digitalização de livros;
- Campanhas de sustentabilidade, inibindo as impressões;
- Ações para manter a cidade menos poluída (como ocorreu em São Paulo), retirando os outdoors e anúncios de fachada.
Enfim, essas foram apenas algumas das mudanças ocorridas, sendo que é característica do setor gráfico sofrer influência de todos os segmentos envolvidos nas ações mencionadas.
Como explicar então o crescimento do setor em 2010 diante de todos esses percalços?
Mediante todos os fatos, o setor, que já vem se profissionalizando há anos, soube explorar os segmentos que representavam ainda maior potencial de demanda para os serviços e produtos gráficos. Embalagens foi um desses segmentos.
Como as indústrias produziram mais, passaram a necessitar de maior volume de embalagens, o que também favoreceu o setor gráfico.
O comércio eletrônico, também favorece as gráficas, já que demandam embalagens extras para o despacho das mercadorias.
Não obstante, os países lá fora começaram a se recuperar do período pós crise financeira mundial e importaram produtos gráficos brasileiros, o que contribuiu para o aumento das exportações num patamar superior a 13 %.
O inicio da propagação dos livros digitais ainda não surtiu efeito para o setor, visto que ainda é embrionário. No entanto, cabe às gráficas verificar os segmentos editoriais que sofrerão com menor intensidade essa influência, o que ao nosso entender, se trata dos livros didáticos.
Buscar novas oportunidades mediante uma série de fatores que poderiam representar ameaças ao setor gráfico passa a ser um desafio das empresas do setor e as mesmas estão empenhadas nisso.
A tendência é de que a indústria gráfica tire proveito também dos setores que estão em maior evidência, no caso, em 2011, estimamos que serão os de serviços.
Fonte: www.allconsulting.srv.br - Acesso em 2 de dezembro de 2012.
* Simone Escudêro - Diretora de Projetos e Estudos de Mercados – All Consulting