Problemas comuns na preparação de arquivos para impressão
Design Infnet
Enviar um arquivo com problemas para gráfica gera grandes transtornos para você, pois tem que refazer a preparação do arquivo, perde tempo fazendo isso, atrasa seu serviço e perde credibilidade com seu cliente final. Por isso é muito importante ficar atento as dicas que serão disponibilizadas aqui para evitar inconvenientes.
A primeira dica desta série é:
Conversão e envio de fontes
Quanto você cria um arquivo em CorelDRAW por exemplo, um passo muito importante na hora de enviar seu arquivo é lembrar de converter todas as suas fontes em curva. Fazendo isso você não corre riscos de se caso a gráfica não tiver a fonte que você está usando, imprimir errado ou deixar de imprimir esperando você enviar.
No caso do CorelDRAW você também pode preparar o arquivo para bureau de serviços, que é uma opção que já insere automaticamente as fontes do arquivo em uma pasta, compondo toda a estrutura do documento.
Uma outra forma de enviar arquivos para a gráfica é através do formato PDF. Quando criar um arquivo deste tipo, você tem que ter certeza de que está inserindo as fontes. Assim irá garantir que qualquer um vai ver sua criação da forma correta.
O CorelDRAW e suas versões:
Não há dúvidas que o CorelDRAW é um software extremante poderoso e de fácil uso, porém se ocorrer um descuido na hora do salvamento você poderá atrasar e muito a entrega do trabalho final.
Cada edição do CorelDRAW possui a sua própria versão de salvamento, sendo que, se por exemplo um arquivo for salvo na versão 10 e for enviado para uma gráfica, só será aberto pela mesma versão do CorelDRAW ou por uma superior. Se caso a gráfica estiver utilizando a versão 9, o arquivo não poderá ser aberto.
Tendo isso em mente, antes de enviar um arquivo para ser impresso, procure saber qual a versão que a gráfica utiliza, para evitar incompatibilidades.
Conversão de Cores para Impressão:
Você pode criar sua arte em RGB, visualizar em RGB, porém a impressão será em CMYK. Então antes de fechar sua arte para impressão, converta todas suas imagens para CMYK para evitar surpresas futuras.
É muito difícil que seu computador consiga exibir com exatidão as cores reais impressas, mas terá uma boa aproximação dos tons. Não se esqueça disso ou poderá ter um grande prejuízo imprimindo novamente.
Resolução das Imagens
Imagens em baixa resolução podem fazer que sua impressão fique com um aspecto ruim, podendo ficar tremula, distorcida ou cheia de ruídos. Para evitar que isso aconteça é ideal utilizar imagens com 300 DPI ou mais. Geralmente imagens da internet possuem entre 72 a 100 DPI e podem não imprimir muito bem, portanto fique atento a qualidade das imagens que for imprimir!
Melhor formato de imagens para impressão
JPG e GIF são bons formatos de imagens para internet porque são arquivos de imagem compactados, facilitando assim seu carregamento e download na web pois a cada salvamento destes tipos de arquivos eles perdem detalhes de cor e qualidade, por isso são arquivos ruins para impressão. Os melhores formatos são TIFF e PSD pois eles são tipos de arquivo que não tem perda de detalhes e cores durante seu salvamento.
Fonte: http://producaografica.wordpress.com/category/preparacao-para-impressao/ - Acesso em 1 de dezembro de 2012.