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Propriedade do papel e seus tipos

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Propriedades do papel

ALVURA

É a porcentagem de luz de determinado comprimento de onda refletido da superfície do produto. Papéis de alta alvura produzem maior contraste de tintas gráficas pretas e aparência mais viva de tintas coloridas.

COLAGEM

O produto pode ser fabricado sem colagem, com colagem interna ou com colagem interna e superficial.

A colagem interna evita, ou retarda, a penetração de água e outros fluidos, embora não promova impermeabilidade ou resistência à umidade nem impeça a penetração do veiculo da tinta no produto.

A colagem externa, além dos propósitos acima, melhora a resistência superficial do produto, a ancoragem da tinta gráfica, a resistência à abrasão, à tração, à dobra, etc.

CONTEÚDO DE UMIDADE

É a quantidade de umidade contida no produto, expressa em porcentagem de peso total. As fibras absorvem água tanto internamente quanto na superfície; expandem-se ao absorver e contraem-se ao perder a água.

As alterações dimensionais provocam variação mais forte no sentido perpendicular às fibras em razão do aumento de seu diâmetro. Essa é a principal causa da fuga de registro no processo de impressão.

Perda de umidade para o ambiente causa encolhimento do produto nas bordas exteriores das pilhas e bobinas, tornando-as estiradas e deixando o centro frouxo. Ganho de umidade torna as bordas do produto frouxas. A fim de reduzir essas distorções, deve-se manter o produto embalado com material a prova de umidade até o momento do uso.

ENCANOAMENTO

O encanoamento (ou encurvamento) do produto deve-se basicamente a três causas: diferença de estrutura entre as duas faces do produto e sua exposição à alta ou baixa umidade relativa; corte muito próximo do tubete das bobinas ou trabalho ineficiente dos desencanoadores; e aplicação de umidade na superfície do produto durante a impressão, fazendo com que ele tenda a entrar em equilíbrio com o ambiente.

O encanoamento nos papéis a serem copiados é controlado na fabricação, de modo que saiam planos após sua passagem pelas copiadoras. Os papéis para impressão não devem ter encanoamento, caso contrário surgirão problemas na alimentação da máquina impressora e em equipamentos de encadernação ou de acabamento.

Papéis de menor gramatura apresentam maior tendência ao encanoamento.

Para evitar encanoamento, deve-se manter um correto controle de umidade e temperatura da sala de impressão ou cópia. Outra medida: levar o produto para a sala 24 horas antes de abrir as caixas ou remover as embalagens, principalmente no inverno.

Papéis com grandes diferenças entre faces, como os revestidos de um só lado, são tratados pelo fabricante a fim de minimizar os efeitos do encanoamento.

ESPESSURA

Expressa em milímetros (mm) ou micra ( m m, milésima parte do milímetro), espessura é a distância perpendicular entre as faces da folha de produto. Sua uniformidade garante a uniformidade na impressão e o desempenho nos processos de conversão.

A espessura é importante nos papéis para confecção de livros, em que o número de páginas por centímetros é especificado.

O corpo do produto é o resultado da relação entre a espessura e a gramatura. Seu índice compara os papéis de diferentes volumes para uma mesma gramatura.

FORMAÇÃO

Descreve a estrutura do produto e a maneira como as fibras estão entrelaçadas. É uma propriedade relativa, uma vez que a boa formação em um tipo de produto pode ser considerada inaceitável em outro. O produto com boa formação imprime com menos manchamento (mottling) e tem opacidade mais uniforme.

GRAMATURA

Expressa em g/m², é o peso em gramas de uma folha de produto de área igual a 1 m². A gramatura influencia as demais propriedades do produto como espessura, opacidade e desempenho nas impressoras em equipamentos de conversão e no uso final.

O controle de gramatura é muito importante na utilização de produtos em bobinas, uma vez que o total da área impressa obtida pode sofrer alteração.

LADOS FELTRO E TELA

Refere-se às superfícies de cima (lado feltro) e do verso (lado tela) do produto feito em uma máquina convencional de mesa plana.

O produto formado em máquina de duas telas possui dois lados tela e apresenta diferenças muito pequenas entre as superfícies.

O lado tela tem menor quantidade de carga mineral e partículas finas do que o lado feltro, por isso, é mais resistente ao arrancamento e apresenta menor tendência a rachar na dobra. È o lado escolhido, sempre que possível, para impressão de áreas densas (chapados).

O lado feltro, toda via, tem melhor printabilidade.

LISURA

Refere-se ao nivelamento da superfície do produto e afeta tanto as propriedades funcionais quanto às de aparência. Fibras curtas produzem papéis mais lisos do que as fibras longas. A lisura é comumente medida por um teste de passagem de ar através da folha de produto. Em geral, a lisura diminui à medida que a gramatura aumenta.

Os outros fatores que governam a lisura são o conteúdo de carga mineral e o grau de pressão de calandragem do produto. Um produto mais liso resulta em impressão mais nítida.

OPACIDADE

É a medida de absorção da luz pelo produto. Quando a luz incide no produto, parte é refletida, parte absorvida e parte transmitida através do produto. A questão da opacidade é particularmente importante nas impressões frente e verso. A falta de opacidade (transparência) reduz o contraste do material impresso.

Cargas minerais dispersam a luz e aumentam a opacidade do produto. Pasta mecânica e fibras não branqueadas absorvem a luz e também aumentam a opacidade.

POROSIDADE

A porosidade define a resistência do produto à penetração do ar. A estrutura porosa consiste de vazios da superfície e espaços entre as fibras e poros, ou canais, que atravessam o produto. Papéis não revestidos têm moderada porosidade; papéis revestidos são relativamente não porosos.

O grau de porosidade do produto depende do modo de fabricação. Produto constituído apenas de fibras longas é mais poroso que aquele que contém apenas fibras curtas, porque estas ficam mais compactadas durante a fabricação. A carga mineral torna o produto menos poroso.

A porosidade afeta a absorção do veiculo das tintas gráficas e a penetração de adesivos e vernizes.

RECEPTIVIDADE DE TINTA GRÁFICA

Receptividade ou absorção é a propriedade que determinada a quantidade e a velocidade com que a tinta gráfica penetra no produto. O grau de absorção da superfície do produto influi no processo de secagem das tintas e nos fenômenos relacionados com a secagem.

Absorção elevada absorve rapidamente os componentes fluidos da tinta e evita o efeito de blocagem; baixa absorção promove ancoragem e brilho. O ponto de equilíbrio não é bem delimitado e depende de outras variáveis além do produto. Por isso, as propriedades da tinta devem ser ajustadas ao produto que, por sua vez, deve aceitar uniformemente a tinta gráfica. Produto muito liso e pouco poroso requer e absorve menor quantidade de tinta.

RESISTÊNCIAS MECÂNICAS

São medidas pelos testes de resistência a estouro, rasgo, tração e dobra. Todos os papéis a serem impressos necessitam de resistência para rodar nas impressoras a velocidades normais.

Resistência ao estouro: é a pressão hidrostática necessária para romper o produto quando este é submetido a um esforço constante e uniformemente distribuído, aplicado em um de seus lados. Considerado um indicador geral de resistência do produto, está associado à rigidez e à tensão de ruptura. A resistência ao estouro diminui à medida que o conteúdo de carga mineral aumenta.

Resistência ao rasgo: é o esforço necessário para rasgar o produto em uma distância fixada depois de o rasgo ter iniciado. O produto tem maior resistência ao rasgo na direção perpendicular às fibras (transversal). Quanto mais longa a fibra, maior a resistência ao rasgo.

Resistência à tração: è a máxima tensão que o produto suporta, sob condições determinadas, antes de se romper. De pouca importância para o caso de papéis em folhas, é fundamental em aplicações de papéis em bobinas.

Resistência à dobra: é o número de dobras duplas que o produto suporta sob tensão antes de se romper. Em geral, há maior resistência no sentido perpendicular às fibras. Fibras longas, com elevado grau de entrelaçamento, produzem papéis mais resistentes à dobra. O conteúdo de umidade influência fortemente a resistência.

RIGIDEZ

É a capacidade do produto de resistir à flexão causada pelo próprio peso. É basicamente determinada pela relação entre gramatura e espessura do produto. Teoricamente, a rigidez do produto varia ao cubo da espessura, isto é, se a espessura for duplicada a rigidez aumenta oito vezes.

A rigidez diminui à medida que aumentam o conteúdo de carga mineral, o conteúdo de umidade e o grau de calandragem do produto.

Papéis de baixa gramatura geralmente causam problemas de alimentação nas impressoras, por isso, são alimentados com o sentido de fibra contrário ao recomendado.

Todos os papéis são mais rígidos quando dobrados transversalmente ao sentido de fibra.

SENTIDO DA FIBRA

Refere-se ao alinhamento das fibras. Chama-se direção de máquina ou longitudinal quando seu fluxo na maquina se dá na direção da fabricação do produto. A direção perpendicular a esta é a transversal. O efeito combinado de direção das fibras e variação de umidade exercem influência direta no resultado do produto impresso. Nas impressoras off-set planas, o produto deve ter o sentido de fibra paralelo aos cilindros da impressora. Com o sentido contrário, o produto apresenta maior rigidez e desempenho, principalmente quando de baixa gramatura.

O produto dobra mais facilmente e tem menor tendência a rachar na dobra quando esta é paralela às fibras. Por isso, na encadernação, as fibras devem ficar paralelas à lombada do livro, isso evita ondulações ou distorções e permite manter o livro aberto por si só.

Tipos de Papéis

Não só de uma boa arte ou uma boa impressão é feito um bonito e criativo impresso. O papel utilizado na impressão é de grande importância e muitas vezes, produz efeitos surpreendentes e inimagináveis, mas para isso é preciso que você conheça os tipos de papéis disponíveis no mercado.

  • Acetinado – Um ótimo papel para impressão de ilustrações;
  • Apergaminhado – Como o nome sugere, é uma imitação do pergaminho;
  • Bouffant – Papel bem leve e de textura áspera, ideal para impressão de livros e cartilhas;
  • Bristol – Papel cartão de ótima qualidade muito utilizado em impressos para apresentação como cartões de visita e convites;
  • Bíblia – O papel bíblia é um papel extremamente fino porém resistente e é utilizado em livros com o número de páginas muito grande com o objetivo de diminuir o volume da obra;
  • Super Bond – Papel similar ao apergaminhado porém comercializado somente nas cores azul, verde, rosa, canário (amarelo) e branco. Geralmente utilizado em notas fiscais. Em gramaturas maiores é muito utilizado em envelopes e folhetos;
  • Couchê gessado ou couchê brilho – Como o nome diz, é um papel com bastente brilho, geralmente utilizado na produção de encartes e revistas, porém poe incomodar um pouco a leitura devido ao alto brilho;
  • Couchê mate ou couchê fosco – Mesma utilização do couchê brilho porém este não apresenta brilho e consequentemente não destaca tanto as informações, principalmente imagens.
  • Couchê monolúcido – Possui apenas um dos lados com brilho e é muito utilizado na produção de cartazes com impressão em um dos lados;
  • Offset – Este é seguramente o papel mais utilizado no mercado. Comercializado na cor branca, é muito utilizado na produção de panfletos, envelopes, talões e livros;
  • Jornal – O papel jornal como o próprio nome diz, é utilizado na impressão de jornais e também como uma das vias dos talões de nota fiscal;
  • Kraft – Papel muito resistente e por isso utilizado na produção de embalagens, sacos de papel e envelopes;
  • Vergê – O Vergê é um papel texturizado, ou seja, possui sulcos em sua superfície. Comercializado em tons pastéis, é utilizado geralmente na confecção de cartões de visita e convites;
  • H.D. – Utilizado para embrulhos, confetes e serpentinas;
  • Seda – Papel muito delicado e macio utilizado na confecção principalmente de guardanapos;

Existem muitos outros tipos de papel à venda no mercado, aliás, cada fabricante constantemente desenvolve novas opções de papel, mas os citados acima são os mais utilizados e consumidos.

Alem dos citados, podemos destacar os papéis: DuoDesign muito utilizado na impressão de cartões de visita, Couchêcott com qualidade inferior ao couchê porém bem mais barato e o ColorPlus utilizado em vários tipos de impressos pois possui cores diferentes e vibrantes, inclusive o preto.

Fonte: http://producaografica.wordpress.com - Acesso em 1 de dezembro de 2012.




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