Spray de pós antimaculadores
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos
📣 Quem aparece, deixa sua marca! Guia do Gráfico: a plataforma onde sua divulgação acontece. Saiba Mais

Spray de pós antimaculadores

Na impressão o spray de pó antimaculador é usado para fazer uma abertura de ar entre as folhas de papel impresso. Isso permite que a tinta seque naturalmente e ainda evita a transferência indesejada de tinta de uma folha para outra. O problema pode ocorrer com quase todos os tipos de impressão.

O spray normalmente é produzido como materiais naturais, amidos e féculas de vegetais e plantas. Ainda há uma demanda para pós solúveis (também conhecido como pó de desaparecimento) tendo como base açucares que são muito usados quando a impressão final é envernizada. Além disso ainda existe uma pequena quantidade de pó feito a base de minerais (ex.: carbonato de cálcio ao invés do talco) usado em impressão offset fotográfica, no entanto esses pós minerais não são populares devido a implicações de saúde e propriedades abrasivas.

O spray é usado para separar folhas impressas permitindo que o ar seque naturalmente a tinta. O diâmetro de talco usado é relativo a densidade (g/m²) do estoque (papel ou cartão) que está sendo impresso. Para 150 g/m² de papel usado o ideal de talco seria de 15 mm em diâmetro, para 200 g/m² 20 mm, até 70 mm para placas pesadas (700 g/m²).

A maioria dos fabricantes de spray antimaculador oferecem tanto o revestido como o não revestido. Os pós não revestidos normalmente é mais barato tendo como base amidos naturais, trigo, semolina, batata, mandioca e arroz, dependendo do diâmetro solicitado. Já o pó revestido usa o mesma matéria-prima mas são encapsulados com uma quantidade minúscula de revestimentos naturais, que permitem que o pó flua livremente através da pistola de pulverização em impressão offset fotográfica. Versões melhoradas destes revestimentos são usadas para dar específicas eletrostática (anti-estática) e propriedades hidrofóbicas.

Como saúde e segurança se tornaram mais importantes para o ambiente e para as forças de trabalho, uma pequena quantidade de sprays manufaturados tem introduzido produtos de alta qualidade em cumprimento a normas da legislação dos EUA. Essa nova geração de produtos tem tipicamente menos de 3% de partículas dos 10mm e quase não tem partículas quando menos que 5 mm que são considerados na indústria como poeira. Para colocar isso em um contexto tipico de cabelo humano é 20-40 mm.

A indústria de impressão refere-se ao spray antimaculador como um mal necessário. As gráficas preferem não usar mas é a única maneira prática de assegurar que no final da impressão o papel não manche. Nos últimos anos tem havido certa procura por impressões com tintas que sequem com potentes lâmpadas de raios UV. Cada folha é seca individulamente e não há necessidade do spray. No entanto, como as máquinas requerem tintas especiais, que sõa muito mais caras que as convencionais e as lâmpadas UV ainda consomem significativa quantidade de energia elétrica, a grande maioria das novas impressoras vendidas hoje (2007) ainda usam o spray de pó antimaculador.

O spray de pó não é usado em impressoras rotativas incluindo as tipográficas e impressoras offset (normalmente usadas na impressão de revistas), flexográfica (usada para impressão de embalagens flexíveis) ou rotogravura (usada em impressão de longa tiragem). Da mesma forma o spray geralmente não é usado alimentação folha a folha (seda) impressão serigráfica, jato de tinta ou a base de impressão digital de toner.

Além de seu uso na indústria de impressão e embalagens o spray de pó também é usado na fabricação de vidro plano para permitir que as folhas grandes deslizem facilmente uma sobre as outras. É também usado na produção de plástico de embrulhar comida e produtos similares pois ajuda a prevenir que o plástico cole devido a eletricidade estática.

Fonte: wapedia.mobi/en/Anti-set-off_spray_powder
Tradução: Raquel Rodrigues Conde