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Valorizar a Identidade Visual

Paulo Granato de Araújo

O discurso de que as marcas são importantes está atingindo a saturação. Todos já estão sabendo disso, mas muitos estão ainda perdidos neste mar de consultores de marcas ou de branding que existem por aí. Neste contexto, nunca vi nenhum empresário levar a sério ou defender seu logotipo ou o design visual da sua marca, saber qual tipografia é utilizada na sua marca ou até verificar se a cor está sendo usada corretamente.

Diante desta realidade, os designers têm que conviver com empresários que valorizam sua empresa, sua marca, mas não se importam muito com a qualidade, com o significado e com a coerência de sua marca gráfica, seu logotipo e o uso das cores. Dentro desta situação, os designers têm que atuar para vender para os empresários o seu trabalho, ou seja, a elaboração de uma marca mais bem resolvida, que comunique corretamente os valores e os atributos da empresa.

O problema que os designers enfrentam é a abordagem do cliente, como chegar nele e dizer que sua marca não está "boa"? E consequentemente, como e quanto cobrar por isso? O discurso mais coerente seria o de vender uma solução para o "problema" do empresário, ou seja, sua marca "ruim". E isto deve ser feito não vendendo apenas o logotipo, mas sim o logotipo e todo um manual de aplicação, ou seja, a solução completa para a empresa. Mas...sem conhecer a empresa em detalhes e a situação do mercado e dos concorrentes, fica difícil elaborar esta solução. Daí a necessidade dos designers conhecerem a fundo o marketing e a gestão da empresa e de seu segmento elaborando até se não houver, uma nova estratégia de marcas para a empresa.

Fica-se diante de uma situação dúbia. O designer deve ir atrás do cliente? Como deve ser feita esta abordagem? Ou é o cliente que deve procurar o designer? São perguntas difíceis de responder pois podem ocorrer diversas situações.

Fica claro que a identidade visual não vai resolver todos os problemas da empresa. Ela é apenas um elemento da marca.

Fonte: http://gestodemarcasnavisodepaulogranato.blogspot.com.br - Acesso em 25 de novembro de 2012

* Paulo Granato de Araújo professor de Design da PUC-GO, já foi professor da UFG e da faculdade Cambury nos cursos de design, publicidade e propaganda e administração de marketing. Interessa-se por gestão de marcas incluindo a identidade visual, as marcas no contexto da propriedade industrial, dentre outros assuntos relacionados a marcas.




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