17 de dezembro de 2013
ABRE participa de projeto das Nações Unidas em combate ao desperdício de alimentos
SAVE FOOD foi um dos destaques do Almoço de Fim de Ano ABRE 2013
DFREIRE Comunicação e Negócios
São Paulo, dezembro de 2013 –Em dezembro, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem reuniu aproximadamente 150 representantes de empresas associadas à instituição para o seu tradicional Almoço de Fim de Ano. No evento, os convidados tiveram a oportunidade de assistir à palestra de Octavio de Barros, Diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, sobre o cenário macroeconômico para 2014.
Barros apresentou como tema central de sua reflexão, a confiança, e afirmou que o Brasil tem dificuldade em mantê-la. Mas, “o país não tem nenhum problema grave, insolúvel,” disse o economista. Ele afirmou também que o país só poderá crescer através do aumento da produtividade e as palavras de ordem para 2014 são eficiência e produtividade.
Em seguida, o Presidente e a Diretora Executiva da ABRE, Maurício Groke e Luciana Pellegrino, fizeram uma retrospectiva com os principais acontecimentos do ano na Entidade.
O ano de 2013 foi marcado pela mudança na forma da instituição se relacionar com o mercado de embalagem; houve também uma reformulação do informativo ABRENEWS e do website da instituição, que foi modernizado e passou a ter mais informações sobre o setor; além da ampla reforma na sede da associação.
Neste ano, foram firmadas duas parcerias importantes. A Nielsen passou a fazer a abertura de todos os Cafés da Manhã promovidos pela ABRE, com apresentações pertinentes ao tema do evento; o Design Embala é um projeto da ABRE em conjunto com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A iniciativa consiste em fortalecer o design de embalagem como diferencial competitivo dos produtos brasileiros para exportação.
O ano se encerra com balanço extremamente positivo para a instituição. O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2013 bateu recorde de votos e de embalagens inscritas. O Fórum Estratégico de Design reuniu palestrantes nacionais e internacionais que trouxeram informações relevantes sobre as tendências desse mercado.
Groke e Pellegrino agradeceram a confiança dos associados e comemoraram por atingirem a meta de mil embalagens com a Simbologia do Descarte Seletivo impressa nos rótulos, conforme regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e também o aumento no número de associados em 32 empresas, meta proposta no início de 2013 e que faz com que a Associação se torne cada mais forte e representativa.
SAVE FOOD
A novidade que fecha 2013, e se estenderá ao longo de 2014, é a participação da ABRE no Save Food, projeto da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por objetivo combater a fome no mundo, através do combate ao desperdício de alimentos, cuja patente foi conferida à Igreja Católica, através do Vaticano e no Brasil é liderado pela FAO Brasil (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A ideia central deste programa consiste na coleta de alimentos que estejam em fase de maturação ou vencimento, junto a restaurantes e supermercados, transformando-os em uma farinha. Neste processo, a embalagem tem um papel fundamental no acondicionamento e conservação desse material, para que ele chegue em segurança às populações abatidas pela fome. A ABRE esteve em Roma para confirmar sua participação de liderança, bem como coletar todas as informações para transmitir aos seus parceiros e associados.
Sobre a ABRE
A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967, e tem como compromisso fomentar o desenvolvimento do mercado de embalagens e as atividades de seus associados nos âmbitos nacional e internacional. A Associação é representante de todo o setor - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, e atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design Estratégico, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Assuntos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Inteligência de Mercado, Segurança Alimentar e o Núcleo de Formação de Competência.
Mais informações www.abre.org.br.