28 de outubro de 2013
AlphaGraphics anuncia primeira revista impressa 100% sob demanda do Brasil
Leitores da revista de fotografia BLACK&WHITE IN COLOR, antes disponível apenas em formato digital, ganham opção de manusear e folhear a versão impressa
Bansen & Associados Comunicação
Em um projeto pioneiro no País, a AlphaGraphics (www.AlphaGraphics.com.br), líder em soluções de impressão digital e comunicações personalizadas, apresenta a primeira revista 100% impressa sob demanda do mercado brasileiro, por meio da parceria com a publicação especializada em fotografia BLACK&WHITE IN COLOR. A partir de agora, os leitores poderão adquirir também a versão impressa da publicação, que antes era apenas disponibilizada em tablets e smartphones.
Com a solução web-to-print da AlphaGraphics, a Revista BLACK&WHITE IN COLOR só será impressa depois de vendida, sem desperdício de papel e devoluções. Ao mesmo tempo, todas as impressões serão ecologicamente responsáveis, certificadas com o selo FSC - Forest Stewartdship Council (Conselho de Manejo Florestal), selo que atesta que os papéis utilizados são de áreas controladas e rastreadas.
"Esta é uma grande tendência e desafio do mercado editorial de revistas, livros e jornais no mundo inteiro. É mais uma iniciativa que servirá para a construção do modelo de negócios para o futuro desta indústria, prevendo edições sob demanda e sem encalhes ou desperdícios", afirma Rodrigo Abreu, sócio-presidente da AlphaGraphics Brasil.
A impressão sob demanda já é tendência na indústria de publicações, sobretudo para revistas específicas e verticais, por ser um modelo de negócios em que as cópias não são impressas até que sejam encomendadas. Além de imprimir exatamente o que se irá consumir, essa tecnologia viabiliza alterações de última hora, regionalização de anúncios e capas personalizadas. Outra vantagem é que a publicação jamais fica indisponível ou sai de catálogo.
Capa da edição #03 | 09 2013
"Não ha dúvidas que o meio digital ainda crescerá e muita coisa no papel deixará de existir, mas certos livros, ilustrações e fotografias são muito melhores quando podemos tatear. É uma sensação que faz o material ter mais valor. O ter em mãos, por mais que pareça piegas, ainda emociona", explica Marcello Barbusci, fundador e editor da BLACK&WHITE IN COLOR. "Na verdade, essa ideia nos foi imposta pelos leitores. Começamos a receber solicitações de como ter a versão impressa da revista não apenas no Brasil, mas em países como Portugal, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Vietnã e Hong Kong, entre outros", completa.
Publicação bimestral voltada para fotógrafos, curadores, galeristas, diretores de museus, laboratoristas e donos de lojas de equipamentos, a BLACK&WHITE IN COLOR traz conteúdos relacionados à história da fotografia, Fine Art, mobilephotos, grande e médios formatos, a fotografia no design, streetphoto e exposições, entre outros temas.
"A impressão da revista foi além das minhas expectativas, superou em muito o que eu imaginava ter como produto final. Se vendermos uma ou 1 milhão de revistas, estaremos atendendo o mercado de uma forma coerente e consciente, porque somos on-demand", comenta Barbusci.
A revista pode ser adquirida no site www.bwincolor.AlphaGraphics.com.br e será comercializada inicialmente no formato Letter (21x28cm), embora outras opções ainda estejam sendo estudadas. A próxima edição, a de número #04, será lançada na primeira quinzena de novembro, mas as edições anteriores também estão disponíveis no formato impresso.
Vale lembrar que a AlphaGraphics Brasil possui o projeto agBook (www.agBook.com.br), que permite com que autores independentes publiquem e vendam seus livros com total autonomia, além de também ser responsável pela impressão sob demanda de jornais de mais de 190 países, serviço procurado principalmente pelo setor hoteleiro. Agora, a empresa parte para o segmento de revistas, por meio do mercado de fotografia, atuando com imagens que exigem estrema qualidade, cobrindo assim os três pilares experimentais sob demanda da área editorial.
Sobre a AlphaGraphics
Comemorando 43 anos em 2013, a rede AlphaGraphics (www.AlphaGraphics.com.br) conta com mais de 280 unidades, oferecendo uma imensa variedade de soluções para design, impressão em grandes formatos, offset, comunicação de marketing, produtos promocionais, arquivos digitais e serviço de envio para empresas de todos os portes. Hoje, as franquias da AlphaGraphics estão nos Estados Unidos, Brasil, China, Hong Kong, México, Arábia Saudita e Grã-Bretanha. No Brasil há 23 anos e em plena expansão, a rede nacional conta com unidades que atuam com a missão de trabalhar com pessoas para planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando os clientes a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança.
A AlphaGraphics conta com uma divisão exclusiva de marketing direto e inteligência de dados, a agDirect crossmedia (www.agdirect.com.br), que desenvolve campanhas completas com ferramentas como URLs Personalizadas (P-URLs), crossmedia, variable mapping, e-mail marketing personalizado, QR-Code, Realidade Aumentada, web-to-print, transpromo, entre outras tecnologias.
Outro projeto é o agBook (www.agBook.com.br), divisão de livros sob demanda e publicação gratuita que permite com que escritores editem e publiquem seus livros (ao preço sugerido pelos próprios), sem tiragem mínima. Além da entrega via correios, os clientes também podem retirar os livros nas lojas AlphaGraphics homologadas.
Criado a partir das tendências de mobilidade, customização em massa, aplicações na nuvem e personalização de produtos, o agFoto (www.agfoto.com.br) é um aplicativo gratuito onde é possível customizar cartões postais, agendas e cadernos. Voltado para empresas e usuários de smartphones e tablets, permite a criação de produtos individualizados e únicos, usando as fotos dos próprios devices ou de mídias sociais. Para o segmento B2B, o agFoto também oferece a produção em grandes quantidades para eventos ou brindes, além da opção de vale-presentes.