04 de julho de 2013
Baumgarten lança produtos inovadores, relatório de sustentabilidade e guia de rotulagem na Fispal 2013
Assessoria de Imprensa
Entre os dias 25 e 28 de junho a Baumgarten Gráfica participou da 29ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, em São Paulo. Nos quatro dias, a empresa apresentou lançamentos nas linhas de rótulos autoadesivos, termoencolhíveis, in-mould, tags e embalagens termoformadas em cartão. Os destaques foram para os produtos que aliam inovação e sustentabilidade, como o rótulo autoadesivo para aplicação em garrafas de bebidas, que pode ser totalmente removido, permitindo a reutilização da garrafa, e o Tag Lenticular, que tem efeitos de 3D e ilusão de movimento.
A estratégia da Baumgarten é desenvolver produtos inovadores, com tecnologia diferenciada e, ao mesmo tempo, trazer soluções sustentáveis ao mercado, por meio de matérias-primas que reduzam o impacto ambiental, além de rótulos e embalagens com efeitos visuais e táteis diferenciados que agregam valor ao produto final, tornando-o mais atrativo ao consumidor.
Durante a feira também foi divulgado o novo relatório de sustentabilidade –, elaborado com base na metodologia do GRI (Global Reporting Initiative), em que expõe seu desempenho social, ambiental e econômico. No relatório, constam informações sobre o desempenho econômico, o Programa Viva (programa de sustentabilidade da empresa, baseado nos três pilares: social, econômico e ambiental), inovação e melhoria contínua, diálogo com stakeholders, desempenho ambiental, patrocínios e doações.
Guia de Rotulagem
A Baumgarten Gráfica também aproveitou a participação na 29ª Fispal Tecnologia para lançar o Guia Baumgarten de Referência em Rotulagem, um material informativo sobre diferentes tipos de rótulos, dirigido a designers e profissionais de desenvolvimento de embalagens. Com enfoque prático, o guia explica os principais conceitos sobre os sistemas de rotulagem trabalhados pela gráfica (autoadesivo, termoencolhível, in-mould label, roll label e rótulo magazine), e destaca equívocos comuns que podem afetar o desempenho dos produtos nos pontos de venda.
Com 56 páginas, o material orienta os profissionais de embalagem na condução de seus projetos, incentivando-os a pensar no rótulo já nas etapas iniciais, com o objetivo de auxiliá-los na definição das melhores soluções, além de trazer um breve comparativo de tecnologias de impressão, destacando os pontos fortes de cada um. O guia estará encadernado junto da próxima edição da revista Embalagem Marca e contou com o apoio das seguintes empresas: Avery Dennison, Designful, EPET, Flint Group, HP, Heidelberg, Kurz, MLC, Nilpeter, PE Latina Labellers, Tesa, UPM Raflatac e Yupo.