24 de junho de 2013
Gráficas Mais e Type anunciam fusão das operações
Nova empresa MaisType inicia com faturamento de R$ 30 milhões e forte presença no mercado promocional, de publicidade e moda
GP Comunicação
As gráficas Mais Artes Gráficas – uma das mais premiadas e destacadas na área de promoções e publicidade – e a Type Brasil – uma das principais na área de catálogos de moda – decidiram unir suas operações. A fusão, realizada em março de 2013, criou a MaisType, empresa com R$ 30 milhões em faturamento, 120 funcionários e ganhos competitivos importantes.
Reconhecidas pelo know-how tecnológico, as duas gráficas aliaram uma equipe extremamente qualificada à excelência de gestão. A operação foi centralizada na sede da Type, na Barra Funda, em uma área de 2,5 mil m², onde estão instalados seus equipamentos de última geração e a equipe de manufatura, pré-impressão e área comercial. A empresa conta também com uma filial no Rio de Janeiro.
“Estamos dando um salto competitivo com esta fusão, o que é fundamental hoje no mercado gráfico, o qual passa por rápidas transformações. Já iniciamos com um custo fixo quase 50% menor e uma previsão de crescer 25% em 2014”, afirma Thiago Fernandes, diretor presidente da nova empresa, ao ressaltar que a gestão dos custos internos é fator decisivo hoje para o sucesso dos negócios em um cenário em que as margens estão cada vez mais estreitas.
A economia de custos se reverterá em mais recursos para investimentos na área de Recursos Humanos, com a realização de programas de treinamento, coaching e implantação de um sistema de gestão integrada de ERP (Enterprise Resource Planning).
Empresário que fundou a Mais Artes Gráficas em 2003, e em apenas nove anos conquistou uma posição sólida no mercado e inúmeros prêmios nacionais e internacionais, Thiago Fernandes será o responsável pela gestão da MaisType. Junto a Thiago, o corpo diretivo será composto por outras duas sócias, Claudia e Neise Galego, filhas do fundador da Type Brasil, Sr. Manoel Galego, além de seu irmão Rodrigo Pires Fernandes.
Agilidade para entregar o que os clientes precisam no tempo requerido e a realização de trabalhos customizados são os principais diferenciais da MaisType. A gráfica tem capacidade, por exemplo, de entregar materiais finalizados de uma campanha publicitária em apenas 12 horas. Ou embalagens para kits de produtos em prazos muito curtos.
As agências de publicidade, inclusive, representam 80% do negócio da gráfica, cujo portfólio de clientes inclui a Borghi/Lowe, DPTO, WMacCann, Contexto, Leo Burnett, Salem, DPZ, Momentum, Eugênio, entre outras. A gráfica atende também grandes anunciantes do País. No segmento de moda, incluem-se grifes como VR, Brooksfield, Puket e Adriana Barra.
A partir da fusão, a MaisType também passou a trabalhar 24 horas por dia, com plantão técnico na entrada da produção. Esta sistemática já fazia parte da rotina da Mais, considerada uma das gráficas ‘Top 10’ pela revista Publish, pelo terceiro ano consecutivo, devido à sua agilidade, alta qualidade nos trabalhos e atendimento diferenciado.
Portfólio diversificado
A MaisType une equipamentos de última geração com a atividade de manuseio das peças impressas para montagem de materiais diferenciados. Entre os produtos impressos, incluem-se livros para leilões de arte e agropecuário, catálogos para o mercado imobiliário e de moda, caixas para kits personalizados, sacolas e todo tipo de material para ponto de venda.
Outro diferencial é o serviço de logística. Contando com uma frota própria de seis caminhões e utilitários e 8 motos, a MaisType consegue oferecer mais do que a entrega em uma central do cliente, como ocorre usualmente no mercado. A empresa tem estrutura para entregar os produtos nos pontos de venda, prontos para distribuição – caso de um cliente para o qual entregará kits de produtos em cerca de 950 pontos de venda.
Premiações
As premiações conquistadas pela Mais passam a compor o portfólio da nova MaisType. Entre elas estão três menções consecutivas no Top 10 da revista Publish, oito troféus Fernando Pini e cinco prêmios internacionais Theobaldo de Nigris – concedido pela Confederação Latino-Americana às melhores gráficas da América Latina.
“Atuar com excelência de serviços e atendimento sempre foi um compromisso de cada uma das gráficas, e que agora unem o melhor de suas práticas na MaisType”, finaliza Thiago Fernandes.