LAB
Espaço de cor cujas variáveis são a luminância (L), o eixo de matizes complementares vermelho-verde (a) e o eixo azul-amarelo (b). Imitando as características físicas da visão humana, o Lab também tem o gamut mais extenso dentre todos os espaços de cor usados para descrever imagens digitalmente, e por isso é usado internamente pelo Photoshop para converter imagens entre todos os demais. Pode-se trabalhar em Lab, mas como a representação de imagens na tela (sempre em RGB) é incapaz de mostrar todas as cores possíveis no modo Lab, os resultados não são confiáveis. Não confunda Lab com L*a*b, que é a abstração matemática do espaço de cor.
Lado da Emulsão
Lado da camada da emulsão de aparência mate, sem brilho, do material fotográfico. O verso é mais brilhante.
Laminação
- Processo de restauro de documentos em papel quebradiço devido à ação do tempo ou ao deficiente armazenamento, levado a efeito após a desacidificação, Pode ser efetuada por processo manual ou mecânico, com aplicação de uma prensa plana ou rotativa, ou ainda através da aplicação de spray líquido.
- Ind. Pap.: Processo de conversão do papel ou do cartão, por meio da junção de folha(s) com lâmina(s) de plástico, alumínio ou outro material.
Laminar
Processo de reforçar papel frágil usualmente através da colagem de folhas transparentes, translúcidas e finas. Contracolar por meio de uma prensa.
Landscape
- Descreve a orientação do documento. Landscape significa que a base do documento (largura) é maior que a altura. Ou seja, modo “paisagem". Ver também Portrait.
- Orientação de página que tem a altura menor que a largura, em oposição a Portrait. Conhecida também por wide ou “página deitada”.
Largo
Também chamado expandido. Versão mais larga de um tipo regular.
Largura
Variações das formas de letras: condensado (estreito), expandido (largo).
Laser
Palavra resultante da abreviatura light amplification by stimulation of emition of radiation (ampliação de luz por emissão estimulada de uma radiação). Designa a oscilação produzida por uma freqüência no interior do espectro visível; os raios laser.
Lauda
Cada uma das folhas de um original escrita de um lado só.
Layer
Em bitmaps, é uma “camada” de imagem, à maneira de folhas de acetato pintadas. Cada camada pode ser, em relação ao que está debaixo dela, opaca ou transparente, e pode alterar suas cores como um efeito especial dinâmico. A manipulação de imagens no Photoshop quase sempre envolve trabalho com layers.
Layout
- Expressão inglesa muito usada nas artes gráficas, indicando o esboço do trabalho tipográfico, com a especificação dos tipos que se devem empregar, disposição do texto, claros, medidas, relativos à composição de livros, folhetos, trabalhos comerciais, etc.
- Paginação precisa onde se mostram a composição e as ilustrações em sua posição definitiva na página, com marcações gráficas de espaços perfeitamente estabelecidas para orientação do montador ou arte-finalista
- Plano preliminar feito à mão ou copia heliográfica dos elementos básicos de um projeto mostrados na sua posição antes de fazer um layout compreensivo (v. verbete). Pode também mostrar os tamanhos e tipo do texto, ilustrações, espaçamento e estilo geral como guia para o impressor.
Layout / Leiaute
Esboço, mais elaborado que uma rafe, de um anúncio a ser apresentados aos clientes e posteriormente arte-finalizada e impresso. No layout estão apresentados – ainda não em forma definitiva, mas aproximada – todos os elementos visuais básicos de peça publicitária (títulos, mancha do texto, ilustração, etc…)
Layoutman
Diagramação, em inglês.
Lead-in
As primeiras poucas palavras num bloco de original, compostas em tipo contrastante, diferente.
Legibilidade
- Definição de Emanuel Araújo (A construção do livro): "Poder de comunicação da palavra impressa tal como acomodada num certo espaço. Essa legibilidade depende da maneira como se dispõem os caracteres (em palavras, frases, períodos) nas linhas, tornando a leitura cômoda ou, ao contrário, às vezes quase impraticável".
- Qualidade do texto, de seu espaçamento e composição, que afeta a velocidade da percepção: quanto mais rápida, mais fácil e mais acurada a percepção mais legivel será o texto.
Leiaute / Layout
Esboço, mais elaborado que uma rafe, de um anúncio a ser apresentados aos clientes e posteriormente arte-finalizada e impresso. No layout estão apresentados – ainda não em forma definitiva, mas aproximada – todos os elementos visuais básicos de peça publicitária (títulos, mancha do texto, ilustração, etc…)
Leitor Magnético
Aparelho que permite ler automaticamente, por um processo magnético, caracteres impressos com uma técnica magnética.
Leitor Óptico
Máquina ou dispositivo que permite ler automaticamente, por processo óptico, os sinais traçados num suporte.
Leitura Inversa
Imagem contraria ao original. Como tal aparece num espelho.
Letreinamento Manual
(Também chamado fotoletreinamento ou fotoletreiramento manual). Método para composição de letras no qual os alfabetos convertidos de filme são montados peça por peça de uma caixa de arquivo manualmente. As fontes são normalmente disponíveis em um tamanho de cada estilo e as palavras montadas são ampliadas ou reduzidas para se ajustarem ao layout. A montagem é feita por artistas habilidados que retocam, modificam ou melhoram o resultado final antes de entregar o trabalho.
Ligatura
No tipo de metal ou fundido, dois ou três caracteres reunidos em um único corpo, ou matriz, tais como ff, ffi, ffl, Ta, Wa, Ya, etc. Não confundir com caracteres usados em logotipos, fundidos em um unico corpo.
Lineatura
- Número de pontos ou linhas utilizados pela retícula de impressão para simular os meios tons. Pode ser medida em linhas por polegada (lpi) ou linhas por centímetro (lpc).
- Medida que define a resolução de reticulas usadas em fotolitos, relacionando as distâncias entre pontos. Ex.: 150 linhas, 133 linhas, etc.
- Número de linhas de pontos de retícula por unidade de medida. Usado para específicar resolução de equipamentos eletrônicos no processamento de imagens. Pode ser LPI (linhas por polegadas) ou LPC (linhas por centímetro). Varia conforme a qualidade pretendida do trabalho, características da tinta e do papel etc. Normalmente, a divisão da resolução de saída pela lineatura deve resultar em um número que, elevado ao quadrado, produzirá a quantidade de etapas (steps) de gradientes máxima que o dispositivo pode gerar.
- Uma medida linear. Indica o número de linhas de pontos de retícula por centímetro ou por polegada.
Linha Guia
Série de linhas horizontais e verticais que servem apenas como guias de posicionamento dos textos e imagens.
Linha-Base
Uma linha imaginária sobre a qual se posicionam os caracteres de uma determinada fonte.
Linhas de Demarcação
Linhas desenhadas pelo planejador na arte-final para indicar a área exata a ser ocupada por um meio-tom, cor, matiz, etc.
Linhas de Retícula
Número de linhas por polegada ou centímetro de uma retícula de contato ou de vidro para meio-tom.
Linhas-d'água
A marca-d'água largamente espaçada (normalmente cerca de 4 cm de separação) que corre na direção da fibra dos papéis estriados. As linhas-d'agua são naturais em papeis feitos à mão e podem ser limitadas nos papéis feitos em máquina.
Linho
Tipo ou acabamento dado a materiais para revestimento de capa dura ou papel.
Linografia
Arte de imprimir no pano por processo tipográfico, litográfico, etc.
Linotipo
- Sistema de composição a quente (chumbo).
- Nome comercial aportuguesado de uma máquina de composição através de fundição de linhas inteiras de tipo em um único bloco. Fabricado pela Mergenthaler Linotype.
- Sistema de composição tipográfica criado no final do século 19. Os textos são digitados linha a linha em um teclado, e os tipos correspondentes são fundidos em uma liga de chumbo, antimônio e estanho, a partir de moldes permanentes da fonte.