Page Maker
Precursor do Indesign.
Página
Cada um dos lados das folhas dos livros e outras publicações. Uma folha contém duas páginas: o reto, página ímpar do livro aberto, e o verso, página par do livro aberto.
Página de Rosto
É onde se faz a apresentação essencial do livro. Em geral, apresenta os seguintes componentes:
- No reto:
* Nome literário do autor;
* Título e subtítulo do autor;
* Se for o caso, nome do ilustrador, tradutor, organizador, editor literário, prefaciador;
* Número da edição e volume (conforme o caso);
- No verso:
* Indicação de propriedade de direitos autorais ou editoriais;
* Ficha catalográfica;
* Se tradução, identificação da obra original;
* Se for o caso, relação de edições e tiragens.
Claro que esses são apenas os mais elementos mais comuns, e a apresentação da folha de rosto pode variar enormemente de livro para outro.
Página Sangrada
Página com toda a área impressa. O filme ultrapassa a margem de sangria.
Paginação
- A ação de paginar. Ordenar as páginas.
- Ação de pôr todos os graneis em páginas com uma altura preestabelecida.
Paginador
O funcionário encarregado de reduzir para as páginas os granéis de composição.
Paica
Unidade tipográfica anglo-americana de medida: 12 pontos = 1 paica (1/16 de polegada) e 6 paicas = 1 polegada. Também usado para designar tipo de máquina de escrever que bate dez caracteres por polegada (oposto ao tipo elite da máquina de escrever, que produz doze caracteres por polegada).
Painel Digital
Praticamente uma televisão gigante em cruzamentos de grande avenidas, o painel digital transmite uma seqüência de animações e comerciais controlada por computador.
Pantone®
- Cores especiais (spot colors), cores customizadas misturadas sob encomenda, antes de serem Impressas, são utilizadas principalmente em peças promocionais, entre as quais se destacam embalagens de produtos e o uso como cores Institucionais em logotipos, marcas e projetos de imagem corporativa. Pantone® Process Color System, sistema que serve para especificar cores com base no modelo CMYK. O sistema que define 3.006 cores. Pantone® ColorDrive, aplicativo capaz de proporcionar cores consistentes, certeiras e previsíveis, na hora de trabalhar com impressoras DTP em cores, copiadoras em cores, Imagesetters e outros dispositivos de saída para grandes formatos. HiFi Color, uma tecnologia desenvolvida pela Linotype-Hell com base no modelo criado pelo cientista e pesquisador alemão Harald Kuppers, visa aumentar o gamut das cores impressas e seu dynamic range (alcance dinâmico), utilizando cinco a sete cores no lugar das quatro do modelo CMYK.
- É um sistema de descrição de cores, baseado em seis cores básicas. As cores são definidas através da quantidade necessária de cada uma dessas tintas para se obter a cor desejada. É usado somente em gráficas comerciais.
Papel
(paper) Material constituído de uma pasta de fibras de celulose, cargas minerais e outros produtos, cujas propriedades são adaptadas para atender os requisitos do processo de impressão, do produto e das condições de uso do produto impresso.
Papel Apergaminhado
- Conhecido também como vegetal. Bastante utilizado devido ao seu custo beneficio e resistência a umidade e temperatura.
- (parchment paper) Papel de escrever, opaco, alisado por igual em ambas as faces na própria máquina fabricadora, fabricado com pasta química branqueada, com ou sem aparas, com conteúdo de carga mineral em torno de 16%, colado internamente e sem colagem superficial, produzido nas gramaturas de 50 g/m² a 90 g/m², utilizado para imprimir cadernos, envelopes e almaços.
Papel Autocopiativo
Produzem cópias duplicadas sem necessidade de intercalar papel-carbono. A realização de cópias de manuscritos e textos dactilografados é agilizada e simplificada mediante um tratamento especial do papel, que consiste em cobrir a superfície com uma pátina que contém inúmeras microcápsulas cheias de um reagente incolor. O outro lado da folha é coberto por uma pátina mineral alcalina.
Papel Bufã
(bouffant paper) Papel leve, poroso e encorpado, não-acetinado (apenas um leve alisamento em máquina), fabricado com pasta química branqueada (bufã de 1ª), podendo incluir apara mecânica ou manta de jornal (bufã de 2ª), cerca de 20% de carga mineral, sem colagem interna ou superficial e, por isso, muito absorvente, produzido nas gramaturas de 60 g/m² a 120 g/m², utilizado na mimeografia e na impressão tipográfica de livros e talonários.
Papel Cortado
(boxed writings) Termo empregado para designar os papéis cortados nos formatos 8 ½ x 11" (21,6 x 27,9 cm), 8 ½ x 13" (21,6 x 33 cm) e 8 ½ x 14" (21,6 x 35,6 cm), embalados em pacotes de 500 folhas, para uso em escritórios.
Papel Couché
- Papel cuja superfície foi tornada lisa por uma preparação especial que cobre uma ou as duas faces.
- Quase sempre é fabricado em duas classes distintas, uma para impressão em tipografia, outra para offset. Geralmente é brilhante e revestido com camada de cola e pigmento. Muito indicado para impressão em cores, é vendido principalmente no formato 66 x 96 cm.
- Tipo de papel, coberto por uma fina camada de gesso, indicado para impressos de boa qualidade.
- Tipo de papel que contém gesso em sua massa, com textura muito fina. Pode ser brilhante, semibrilho ou opaco.
Papel de Capa
Termo aplicado a uma variedade de papéis pesados (cartolinas) usados para as capas externas de brochuras, livretos e catálogos.
Papel de Segurança
(safety paper) Papel fabricado com pasta química ou mecânica, tratado com produtos químicos especiais que facilitam a identificação de falsificações ou de qualquer adulteração em cheques e em outros documentos legais, tais como cupons, letras, tíquetes, selos, passes, etc.
Papel Florpost
(florpost paper) Papel fino, fabricado com celulose química branqueada, com boa colagem interna e sem colagem superficial, acabamento alisado ou monolúcido, em diversas cores, produzido nas gramaturas até 32 g/m², utilizado sobretudo para correspondência e segundas vias de notas fiscais.
Papel Gofrado
(embossed paper) Papel com superfície texturada (em relevo), imitando madeira, tecido, couro ou outros padrões, obtida por passagem da bobina entre dois cilindros um metálico gravado (macho) e outro macio, de contrapressão (fêmea).
Papel Kraft
(kraft paper) Papel resistente, de cor parda, fabricado com pasta química sulfato de fibra longa, não-branqueada, com elevada resistência ao rasgo, à tração e ao estouro, alisado em máquina, produzido nas gramaturas de 30 g/m² a 90 g/m², usado para produzir sacos, papel de parede, papel de embrulho, envelopes e outros produtos que requerem resistência mecânica.
Papel L1
(bright enamel) Papel revestido e calandrado apenas num dos lados.
Papel Livre de Ácido
- (linen-faced paper) Papel sem acidez e sem resíduos químicos de produção.
- Papel para registro permanente, que deve resistir à deterioração prematura.
Papel Manilha
(manila paper) Papel de embrulho, colorido ou não, resistente, monolúcido ou não, fabricado com pasta mecânica e/ou semiquímica e aparas de papel, com inclusão de pasta de resíduos agrícolas, produzido nas gramatura de 40 g/m² a 100 g/m².
Papel Mate
(mat stock) Tipo de papel capa, com acabamento sem brilhos, usado para montar fotografias, imprimir capas de panfletos, etc.
Papel Moeda
Contém marca d'água e fibras coloridas na composição do papel, sendo que as fibras tornam-se fosforescentes com luz ultra-violeta.
Papel Ozalide
Papel de cor amarelada, sensível à luz, com o qual se tiram provas do texto, Imagens, etc., para off set, depois da montagem e antes de Irem para o transporte, a fim, de a revisão verificar, contraprovar e aprovar o trabalho.
Papel para Livros
(bookpaper) Termo genérico empregado para descrever um grupo de papéis de categorias superior ao papel de imprensa, feitos de diversos tipos de fibras virgens ou recicladas, apresentando boa formação e printabilidade, utilizados parar imprimir livros e uma ampla variedade de aplicações comerciais, incluindo papéis revestidos e não-revestidos em diversas gramaturas, cores e acabamentos.
Papel Reciclado
(recycled paper) Papel fabricado a partir de polpa de papel usado, desentintado e branqueado, ou a partir de aparas de impressão ou de conversão.
Papel SC
(SC paper) Tipo de papel não-revestido, supercalandrado, fabricado com pasta de alto rendimento, utilizado na rotogravura para impressão de encartes de jornal, catálogos, revistas, etc.
Papel Sensibilizado
Papel usado na fotografia e fotocomposição, cuja superfície reage à luz.