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Design Editorial

O Design da Escrita - Redigindo com Criatividade e Beleza

ABREU, ANTONIO SUAREZ

Este livro é dedicado a todos aqueles que desejam, por necessidade profissional ou por simples desejo estético, ir além de produzir um texto burocraticamente correto, claro e coerente. Oferece para isso sugestões originais sobre como introduzir uma ideia nova num texto e sobre como desenvolvê-la, buscando uma boa posição argumentativa ou, simplesmente, a sedução do leitor.

Ensina, também, a partir da moderna ciência cognitiva, como utilizar pequenas histórias, comparações e metáforas para dar maior consistência e criatividade ao texto. Em sua segunda parte, com inúmeros exemplos e exercícios, explica os passos mais importantes para quem deseja escrever textos de ficção, como uma crônica, um conto ou um romance.

Trata-se de um livro que visa responder a uma necessidade não apenas dos estudantes das áreas de Letras, Jornalismo, Marketing, Direito, mas também de pessoas que, exercendo profissões que não dependem tanto da escrita, desejam saber como escrever com criatividade e beleza.

Design Editorial - Jornais e Revistas / Mídia Impressa e Digital

ZAPPATERRA, YOLANDA / CALDWELL, CATH

Terminada a controvérsia entre publicações impressas e publicações online, entramos agora em uma nova era de ouro do design editorial, um ecossistema híbrido de mídias, integrado a redes sociais, campanhas promocionais, eventos presenciais e dispositivos móveis. Neste novo contexto, é mais importante do que nunca conhecer bem os fundamentos do design editorial e os princípios básicos de tipografia, direção de arte e layout.

Este livro é uma cartilha sobre design editorial na era digital, que oferece orientação teórica e conselhos práticos para traduzir as necessidades básicas do jornalismo diário para a composição da página impressa ou digital.

Com este volume, você aprenderá a conciliar seu conhecimento de tipografia e imagem aos vários canais que oferecem tanto as técnicas de impressão modernas como as publicações digitais. Além disso, você encontrará informações detalhadas sobre os diferentes formatos de publicação, uma história do design editorial e inúmeros recursos e exemplos de jornalismo visual. Em suma, trata-se de um guia de referência básico para o novo design editorial.

O Design Brasileiro Antes do Design

(Organizador) CARDOSO, RAFAEL

Com uma coletânea de nove ensaios sobre temas situados no período de 1870 a 1960, este livro propõe o recuo ao marco zero na historiografia do design brasileiro, tornando-se de imediato uma obra única e fundamental na área.

O título inicia uma série desta editora inteiramente dedicada à história do design no Brasil. No primeiro volume, são discutidos projetos do ilustrador J. Carlos para a revista Paratodos; as memoráveis capas de livros de Tomás Santa Rosa; as primeiras embalagens de discos; e os baralhos da marca Copag, entre outros assuntos que expôem trajetórias fundamentais e pouco conhecidas do design no país.

Novo Design de Revistas

LESLIE, JEREMY

Este livro explora as tendências atuais e os estilos de design criativo nas revistas contemporâneas de todo o mundo, desde as que se destinam aos mercados de massas até aos títulos experimentais, incluindo SleazeNation e Mined do Reino Unido, Coupe e Nylon dos EUA, Eat do Japão e Neo2 de Espanha. O livro abre com uma síntese de Jeremy Leslie sobre o actual design de revistas, a que se seguem cinco ensaios ilustrados de autoria de figuras proeminentes neste campo. Estes concentram-se nas principais áreas da edição de revistas contemporâneas - revistas de grande circulação, revistas para clientes, suplementos de jornais, microzines e webzines independentes. A secção principal é constituída por exemplos de revistas internacionais, exploradas através dos cinco elementos que são cruciais para o design de revistas - formato, capas, ritmo, palavras e imagens. As entrevistas adicionais intercaladas ao longo de toda a obra debruçam-se sobre edições fundamentais bem como sobre nichos de mercado, desde a reformulação do design e a implementação de marcas até uma avaliação da indústria japonesa de revistas. Proporcionando uma análise crítica dos processos mentais de algumas das forças mais criativas actualmente em actividade e um guia visual para mais de 100 revistas inovadoras, 'Novo Design de Revistas' é um importante livro de consulta para designers gráficos ou para quem estiver interessado e seja influenciado pelas actuais tendências da edição de revistas.

Guia Prático de Design Editorial - Criando Livros Completos

HALUCH ALINE

Após ter ministrado diversos cursos de design editorial e projetado centenas de livros, Aline Haluch condensou neste Guia prático de design Editorial, preciosas informações sobre como criar livros. Aprenda aqui a compreender o briefing de um projeto editorial, metodologias de trabalho, como fazer escolhas técnicas de especificações tipográficas, como utilizar grids e estilos, integrar imagens e ilustrações aos projetos, criar capas. Aprenda a utilizar essas informações e muitas outras em conjunto na criação de seus projetos. Veja como preparar os arquivos para produção, finalizar e conferir para evitar erros, definir os acabamentos e outras questões de produção gráfica. Veja o início, meio e fim do processo. O Guia prático de design Editorial: Criando livros completos é um material sintético, útil e aprofundado para ajudá-lo em seus projetos editoriais.

A produção de um livro independente - Um guia para autores, artistas e designers

LUPTON, ELLEN

Nesta obra, os autores tratam de aspectos comerciais da publicação independente, desde como obter um ISBN até usar serviços de distribuição on-line e tecnologias de impressão digital. Eles também exploram princípios visuais do design, procurando levar o leitor passo a passo pelo processo de planejamento e produção de um livro que seja pessoal ou profissional, descompromissado ou detalhista.

Fundamentos da Comunicação Visual

BERGSTROM, BO

Fundamentos da comunicação visual é um guia inspirador e incomparável sobre a comunicação visual. Aborda os principais temas dos meios de comunicação e une a teoria à prática, explicando como conquistar uma sólida corrente de comunicação —desde a estratégia e as mensagens até o design e a influência— para atingir o público-alvo.

Trata-se de uma obra de valor inestimável para todos aqueles que desejam se comunicar usando texto e imagem, especialmente nos campos da publicidade, design gráfico, design editorial, jornalismo, novas mídias, tecnologia de informação, comunicação de massa, fotografia, cinema ou televisão.

As ilustrações presentes ao longo do livro contêm exemplos atuais do que há de melhor na comunicação visual em todo o mundo e ajudam a contextualizar a teoria visual. Há, também, quadros com resumos, úteis para consulta e como referência. Essa análise detalhada abrange uma grande variedade de tópicos, entre eles:

- Planejamento estratégico para comunicação;
- Como formular e desenvolver uma mensagem;
- As melhores formas de usar imagens;
- A conquista e o direcionamento dos espectadores por meio de um bom design;
- Junção de todos os elementos: interação entre som, texto, imagem, cor e filme.

Bo Bergström tem uma longa experiência no campo da comunicação visual. Ministra cursos em universidades e escolas de design, organiza workshops para fotógrafos e jornalistas, promove seminários no ramo industrial e também é consultor. Escreveu seis livros e ganhou vários prêmios pelo trabalho que faz na comunicação.

Guia de Design Editorial - Manual prático para o design de publicações

SAMARA, TIMOTHY

Guia de Design Editorial é uma referência completa para entender o design de revistas, jornais, catálogos, relatórios anuais, boletins, materiais institucionais, entre outros tipos de publicação este livro oferece uma visão abrangente, tanto histórica quanto atual, dos estilos de design e suas aplicações. Processos essenciais como organização de conteúdo, seleção de cores, composição tipográfica e integração entre texto e imagens são investigados em profundidade. Estudos de caso com esboços, experimentações e declarações dos designers responsáveis pelos projetos de exemplo complementam a obra. Por meio da análise detalhada dos fundamentos do design e de soluções inteligentes para problemas do dia a dia, o leitor vai desenvolver um entendimento claro dos princípios e da aplicação prática do design editorial.

O Livro e o Designer I

FAWCETT-TANG, ROGER

O livro e o designer I reúne os mais interessantes, influentes e talentosos designs de livros dos últimos dez anos. São mais de cem títulos selecionados entre publicações de grandes editoras estrangeiras independentes e até mesmo de livros artísticos por suas qualidades excepcionais de design. Também estão presentes publicações esmeradas que utilizam formatos não-convencionais e de técnicas de impressão e materiais incomuns e ainda são apresentadas publicações extravagantes produzidas para diferentes mercados. Uma grande variedadede livros é apresentada, de romances em edição de bolso de capa mole a monografias sobre arquitetura, de livros com muitas ilustrações a livros puramente textuais.

O Livro e o Designer II - Como criar e produzir livros

HASLAM, ANDREW

Este livro é uma ferramenta tanto para estudantes como para designers experientes. O texto, estruturado e ilustrado com fotografias e diagramas, conduz o leitor através de aspectos do design de livros - da interpretação de um briefing de projeto à construção de grades, passando pelo design de capas e pela compreensão do processo de produção, incluindo reprodução, impressão e encadernação.

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